Skip to main content
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Baixa médica

Baixa médicafoi criado por Curiosa

06 Nov. 2018 22:10 #20145
Boa noite
Pela 1ª vez na vida e depois de 14 anos de trabalho fiquei de baixa médica por causa de uma cirurgia a retalho de um dente do siso incluso que não correu bem. Para além disso agravaram-se os problemas de ATM também.
Fiquei num estado miserável, desde cara super inchada, não conseguia comer, tinha muitas dores, tanto nos dentes com nos ouvidos e dores de cabeça, minha mandíbula descolava, foi horrível!!!
Fiquei de baixa numa primeira vez por sete dias...da segunda vez fiquei 30 dias.
Ontem recebi uma carta para comparecer à junta médica. A minha baixa termina do dia 16 deste mês e a junta médica é dia 15.
Acho que por um dia isto não faz muito sentido. Graças a Deus já me sinto melhor e vou trabalhar após o dia 16.
Agora sou obrigada a fazer uma serie de quilómetros para comparecer a uma junta medica por causa de 1 dia de diferença na minha baixa?
Não entendo estes procedimentos.
Alguém me consegue elucidar.
Obrigada

Respondido por Pedro Ferreira no tópico Baixa médica

08 Nov. 2018 10:14 #20155
Bom dia, deve comparecer à junta médica e levar consigo toda a informação médica que disponha como os atestados e, eventualmente, o resultado de exames que tenha feito e também outros documentos que possam ter sido pedidos na convocatória..
A junta médica serve irá validar todo o período de baixa (não é só o dia de diferença). Por vezes as juntas médicas acontecem depois do regresso ao trabalho.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Curiosa

Respondido por Curiosa no tópico Baixa médica

08 Nov. 2018 11:17 #20156
Bom dia,
E se nao comparecer?O que acontece?
Obrigada

Respondido por Pedro Ferreira no tópico Baixa médica

08 Nov. 2018 12:11 #20157
Recomenda a leitura das seguintes mensagens do fórum:
- sabiasque.pt/forum/11-atestados-baixas-m...nta-medica.html#6846
- sabiasque.pt/forum/11-atestados-baixas-m...ca-social.html#14358

"Se não comparecer poderá vir a sofrer "represálias" por parte da Seg. Social. As sanções podem ir desde a devolução do dinheiro pago nas prestações de apoio social na doença, até ficar sem direito a requerer qualquer tipo de apoio social durante um determinado período de tempo..."

"2 - Não deve "faltar à junta e ir trabalhar no dia seguinte", deverá comparecer sempre, digamos que "para não ter problemas" relacionados com falta de comparência; as "faltas" podem levar a que, posteriormente e em caso de necessidade, não lhe venham a ser atribuídos outros apoios sociais durante um período de tempo."

A Segurança Social também tem um guia prático "SERVIÇO DE VERIFICAÇÃO DE INCAPACIDADE TEMPORÁRIA" em www.seg-social.pt/documents/10152/24309/...6c-b07c-2457fdbc23ef
Tempo para criar a página: 0.382 segundos