Skip to main content
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Junta Médica

Junta Médicafoi criado por Joanabico

15 Jan. 2013 20:03 #6834
Boa noite
Estou de baixa a 6 meses por ter sido operado.
A minha baixa acaba no próximo dia 2 de Fevereiro, e a seguir vou começar a trabahar, com consentimento médico, claro.
Entretanto recebi hoje uma carta para me apresentar a uma junta médica no próximo dia 31 de Janeiro.
Uma vez que vou trabalhar no fim da baixa, logo uns dias a seguir, terei que me apresentar na mesma à junta médica?
Será que posso informar a Segurança Social que começo a trabalhar logo a seguir e assim evitar o transtorno e custos da deslocação até à referida junta médica?
Se não comparecer na junta médica o que acontece?
Obrigado

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Junta Médica

16 Jan. 2013 11:42 #6846
Caro/a Joanabico, bom dia.

A sugestão que lhe damos, mediante aquilo que descreve, é que se apresente na junta médica, mesmo sendo esta numa data imediatamente anterior ao seu regresso ao trabalho. No entanto, considerando que lhe causa transtorno e que tem custos associadas a esta apresentação presencial, sugerimos que ligue para o VIA SEGURANÇA SOCIAL e lhes coloque a questão diretamente. O número é o 808 266 266 e funciona nos dias úteis das 09h00 às 17h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário (NISS). Deve ser persistente, hoje apenas à 3ª tentativa é que conseguimos ligação. Se não comparecer poderá vir a sofrer "represálias" por parte da Seg. Social. As sanções podem ir desde a devolução do dinheiro pago nas prestações de apoio social na doença, até ficar sem direito a requerer qualquer tipo de apoio social durante um determinado período de tempo...
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Joanabico
Tempo para criar a página: 0.259 segundos