Skip to main content
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Baixa Psicológica

Baixa Psicológicafoi criado por FátimaR

21 Fev. 2011 17:52 #1866
Boa Tarde

Venho por este meio pedir esclarecimento sobre a ausência do domicílio durante uma baixa psicológica.

A legislação refere que: O trabalhador doente não se pode ausentar do seu domicílio excepto se precisar de fazer algum tratamento, ou, se tiver uma autorização do médico que declarou a sua baixa, entre as 11:00h e as 15:00h e as 18:00h e as 21:00h.
Em situações de baixa psicológica, em que a doença se trata de uma depressão, essa mesma baixa trata-se em grande medida de uma pausa de responsabilidades, em que uma parte importante do tratamento é a distracção saindo de casa. Como é que isso se torna possível com os horários acima mencionados?
Especialmente nos dias de folga (ex: fins-de-semana), durante o qual mesmo com saúde não se comparece ao trabalho, o doente vê a família a sair, e é precisamente o deprimido que, por legislação da sua baixa médica por depressão, fica em casa sozinho! Faz sentido?

Este horário é válido para todas as baixas em que o repouso não é fundamental?
Incluindo por motivo de depressão grave?
A restrição de saída também é efectiva nos dias de folga?

Os melhores cumprimentos,
Fátima Ruivo
:S

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Baixa Psicológica

22 Fev. 2011 16:29 - 22 Fev. 2011 16:31 #1874
Cara Fátima Ruivo,

Pela forma como apresenta a questão parece fazer sentido haver períodos de "saída" maiores e em acompanhamento da família.

Deixamos a sugestão de, caso considere pertinente, colocar a mesma questão ao médico responsável, uma vez que é ele que faz indicação de restrições horárias no documento da baixa.

Ficamos ao dispor.
A equipa Sabias Que
Ultima edição : 22 Fev. 2011 16:31 por Beatriz Madeira.

Respondido por FátimaR no tópico Baixa Psicológica

22 Fev. 2011 21:46 #1885
É precisamente essa a questão, o médico tem mesmo possibilidade de alterar os horários?
O impresso da baixa vem pré-definido com os horários mencionados, e o médico não tem conhecimento de como, ou se, os pode alterar. Já foram feitas várias pesquisas pelos profissionais de saúde, sem resposta…
Tanto quanto entendi a legislação define esses horários e possivelmente “esqueceram-se” de se referir a excepções.

Fátima Ruivo :S :S

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Baixa Psicológica

23 Fev. 2011 17:13 #1892
O CIT - Certificado de Incapacidade Temporária por Estado de Doença que é o documento que suporta a "baixa" tem um campo dedicado a esta questão da "PERMANÊNCIA NO DOMICÍLIO" que diz: "O doente só pode ausentar-se do domicílio para tratamento." e "Em casos devidamente fundamentados o médico pode autorizar a ausência no período das 11 às 15H e das 18 às 21H.". Por baixo desta informação existe um espaço "AUTORIZAÇÃO" com 3 linhas em branco onde assumimos que o médico possa dar uma informação diferente sobre as ausências do domicílio. O médico deve rubricar em baixo, onde indica "Rubrica do Médico".

Sugerimos que confirme esta informação junto da Segurança Social através do serviço VIA SEGURANÇA SOCIAL com o número 808 266 266 que funciona todos os dias úteis das 08h00 às 22h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário.
Tempo para criar a página: 0.311 segundos