Boa tarde,
Sou funcionária pública há mais de 14 anos, e no último ano o ambiente de trabalho piorou bastante, com colegas intolerantes que me pressionam constantemente, Diretora que me persegue e retalia, ameaça com despedimento, chegou ao ponto de me insultar com palavrões à frente de colegas, sendo já é reincidente nestas atitudes, estando neste momento um processo a decorrer contra ela no ministério por queixa feita por colegas minhas.
Apresentei ha uns meses no ministério um requerimento a solicitar mudança de local de trabalho mas ainda não responderam.
O mau ambiente de trabalho desencadeou me uma depressão, fui ao centro de saúde que me passou baixa médica e me encaminhou para uma psiquiatra, a psiquiatra fez um relatório que recomenda mudança de local de trabalho.
Entreguei este relatório no Ministério mas ainda não responderam.
A baixa médica tem me mantido afastada deste mau ambiente de trabalho até que o Ministério responda ao meu requerimento.
Perante este cenário de mau ambiente de trabalho, em que sou vítima de perseguição, intolerância, ameaça de despedimento, retaliação e insultos, que me desencadeou uma depressão, em que a psiquiatra recomenda mudança de local de trabalho, terei eu de apresentar no meu local de trabalho no caso do centro de saúde não me renovar a baixa médica?
Haverá alguma lei que proteja os trabalhadores num contexto destes?
Ouvi dizer que sindicatos cobram 18 meses de quotas para apoio jurídico, haverá alguma entidade que oriente os funcionários públicos relativamente a estes problemas?
O Ministério tem prazo de resposta para estes requerimentos?
No caso do ministério ignorar ou indeferir o meu requerimento, o que poderei fazer?
Agradeço muito a sua atenção.