Skip to main content
Tens dúvidas sobre os teus direitos em situação de baixa médica ou outras faltas? Pergunta aqui!

Falecimento de avó

Falecimento de avófoi criado por titita

18 maio 2017 14:39 - 18 maio 2017 15:46 #17099
Boa tarde, podem pff ajudar-me nalgumas questões relacionadas com a falta e remuneração por nojo da minha minha avó?
As questões são as seguintes:
1ª a minha avó faleceu ontem à noite, por isso queria saber se o dia de ontem já conta para os 2 dias que tenho direito por nojo;
2ª a entidade patronal pode descontar estes 2 dias ou só pode descontar os 2 dias de subsídio de refeição?
Vou adiantar-Vos que sou segurança e que ontem, 4ª feira estava de folga e só hoje viria entrar ao serviço, não sei se esta informação Vos será útil.
Obrigada pela Vossa ajuda que espero seja breve.
Cumprimentos,
Cristina Correia
Ultima edição : 18 maio 2017 15:46 por titita.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Falecimento de avó

04 Jul. 2017 17:48 #17381
O nojo inclui o dia do funeral e o seguinte, a não ser que, por exemplo, o falecimento seja de manhã e que o trabalhador falte logo nesse dia. Os dias de falta por falecimento de familiar devem ser justificadas por documento da agência funerária e podem determinar a perda de retribuição se forem "autorizada ou aprovada pelo empregador.".

Código do Trabalho - Artigo 251.º - Faltas por motivo de falecimento de cônjuge, parente ou afim ( sabiasque.pt/codigo-trabalho/1340-codigo...parente-ou-afim.html )

Código do Trabalho - Artigo 255.º - Efeitos de falta justificada ( sabiasque.pt/codigo-trabalho/1349-codigo...lta-justificada.html )
Tempo para criar a página: 0.313 segundos