Skip to main content
Bem-vindo, Visitante

Responder: Folga após ferias

Nota: Está a publicar a mensagem como 'Convidado', não poderá editar a mensagem ou apagar
Por favor, Iniciar sessão ou Registar para saltar este passo.

reCaptcha

X

Histórico do tópico: Folga após ferias

Max. mostrar os últimas 6 mensagens - (Última mensagem primeiro)

  • Pedro Ferreira
  • Avatar de Pedro Ferreira
20 Set. 2023 14:28

Se tem folga ao sábado, esse dia também conta para as suas férias, se coincidir com o início ou o fim do período de férias. De acordo com o artigo 238.º ( sabiasque.pt/codigo-trabalho/1326-artigo...riodo-de-ferias.html ) do Código do Trabalho ( www.doutorfinancas.pt/carreira-e-negocio...tam-como-dias-uteis/ ), os dias de férias são contados como dias úteis, ou seja, de segunda a sexta-feira. No entanto, se os seus dias de descanso semanal coincidirem com dias úteis, são considerados para efeitos de cálculo dos dias de férias, em substituição daqueles, os sábados e os domingos que não sejam feriados. Portanto, se começar as suas férias num sábado ou terminar as suas férias num sábado, esse dia será contado como um dia de férias. Por exemplo, se tiver 15 dias de férias e começar as suas férias num sábado, dia 1 de setembro, e terminar as suas férias num sábado, dia 15 de setembro, esses dois sábados serão contados como dias de férias e terá usado os seus 15 dias de férias. No entanto, se começar as suas férias numa segunda-feira, dia 3 de setembro, e terminar as suas férias numa sexta-feira, dia 21 de setembro, esses dois sábados não serão contados como dias de férias e você ainda terá dois dias de férias para usar. Espero que esta informação seja útil.

  • Anónimo
  • Avatar de
20 Set. 2023 13:47

Eu tenho folga fica ao sabado que saber se tiver 15 dias de férias o sábado de folga também conta 

  • Beatriz Madeira
  • Avatar de Beatriz Madeira
18 Ago. 2023 15:36

Exatamente Ana, após o regresso das férias apenas poderá folgar passados, no mínimo, 5 ou 6 dias de trabalho, consoante tenha 2 ou 1 dia de descanso semanal, respetivamente.

  • Lucília Silva
  • Avatar de
24 Jun. 2023 01:56

Olá boa tarde.
Tenho uma duvida acerca do direito à folga após as férias, sendo a folga fixa.
Imaginando que as férias acabam numa segunda feira e a folga semanal é às quartas, tenho que esperar mais 8 dias para folgar? Não posso folgar logo na quarta-feira após entrar ao serviço visto a folga ser fixa?
Obrigada pelo esclarecimento.

  • Cidadesol
  • Avatar de Cidadesol
04 Mar. 2023 17:54

Boa tarde um esclarecimento fui de ferias dia 1 do mês de Fevereiro que calhou a um quarta feira a minha folga era na sexta feira do qual perdi, voltamos no dia 1 deste mês que também foi numa quarta feira sexta feira era minha folga disseram me que não, isto é de lei tenho que esperar 9 dias ate ser de novo sexta?

  • Beatriz Madeira
  • Avatar de Beatriz Madeira
03 Abr. 2018 16:21

As férias não devem começar em dia de descanso do trabalhador.

Quando regressa de férias, o trabalhador deve trabalhar, pelo menos, 5 dias consecutivos (no caso de ter 2 dias de folga semanais) e 6 dias consecutivos(no caso de ter 1 dia de folga semanal).

Tempo para criar a página: 0.557 segundos