Skip to main content
Bem-vindo, Visitante

Responder: Férias por não haver trabalho

Nota: Está a publicar a mensagem como 'Convidado', não poderá editar a mensagem ou apagar
Por favor, Iniciar sessão ou Registar para saltar este passo.

reCaptcha

X

Histórico do tópico: Férias por não haver trabalho

Max. mostrar os últimas 6 mensagens - (Última mensagem primeiro)

  • Beatriz Madeira
  • Avatar de Beatriz Madeira
11 Dez. 2019 16:12

O Código do Trabalho em vigor, aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, na redação atual (em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ), não refere que o empregador apenas pode marcar 50% das férias do/a trabalhador/a. Para ser verdade o que diz, isso deverá estar escrito em contrato coletivo de trabalho, contrato individual ou regulamento interno ao qual os/as trabalhadores/as tenham acesso antes de iniciarem a sua função. Caso confirme essa questão de "marcar metade das férias do trabalhador...", então poderá fazer queixa à ACT, cujos contactos encontra em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html

  • Quicasf
  • Avatar de Quicasf
11 Dez. 2019 16:06

Mas só é legal o empregador dispor ou marcar metade das férias do trabalhador... o que acontece quando essa metade se ultrapassa?

  • Beatriz Madeira
  • Avatar de Beatriz Madeira
11 Dez. 2019 15:48

É legal. As férias do/a trabalhador/a são utilizadas para "ganhar tempo" sem que se tenha de despedir a pessoa... Por lei, o empregador pode dispor das férias do trabalhador sem que, para tal, tenha que pedir autorização ao próprio.

Se existe um acordo coletivo de trabalho com a APHORT, será de os contactar ( aphort.com/contactos/ ) para pedir esclarecimentos...

  • Quicasf
  • Avatar de Quicasf
02 Dez. 2019 12:48

Boa tarde,

Trabalho em Hotelaria, como governanta, e a minha directora mandou-me de férias para casa hoje porque não tinha trabalho para mim. Isto é legal?
Não consegui encontrar nada que me esclarecesse. Sei que o hotel em questão tem um acordo colectivo de trabalho com a APHORT, mas também lá não vejo nada que me elucide.
Pode ajudar-me por favor?
Obrigada.

Tempo para criar a página: 0.284 segundos