Arranque Oficial do Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social

A Comissão Europeia (CE) e a Presidência Espanhola da União Europeia (UE) lançaram oficialmente ontem, dia 21 de Janeiro, o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social - 2010.

Subordinado ao lema “Acabemos com a pobreza já”, a campanha visa pôr a luta contra a pobreza, que afecta diariamente “um em cada seis europeus”, no centro das prioridades em toda a UE durante o corrente ano.

Neste sentido, Durão Barroso, Presidente da CE, afirmou que “a luta contra a pobreza e a exclusão social é uma parte integrante da estratégia para sair da crise. São geralmente as pessoas mais vulneráveis que acabam por ser mais duramente atingidas pelo impacto de uma recessão. É por esta razão que o Ano Europeu 2010 deveria servir de catalisador para melhorar a sensibilização para este problema e dar um impulso decisivo à criação de uma sociedade mais inclusiva”.

O Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social pretende sensibilizar os principais intervenientes, governos, parceiros sociais e público em geral, para as causas e consequências da pobreza na Europa.

O site da Campanha inclui uma plataforma que visa “estimular o trabalho em rede e as iniciativas conjuntas entre os principais intervenientes, como as organizações da sociedade civil e as autoridades locais e regionais". Apresentará igualmente "os eventos organizados em cada um dos países participantes”.

Portugal fez-se representar na cerimónia pela Ministra do Trabalho e da Solidariedade Social, Helena André, e pelo Coordenador Nacional do Ano em Portugal, Edmundo Martinho. As iniciativas no âmbito do Ano Europeu 2010 podem ser acompanhadas no site português criado para o efeito.

Data: 22-01-2010

Fonte: Portais do Cidadão e da Empresa com CE

Consulte

Governa estudo criação de uma Lei de Bases para a Economia Social - 28-06-2012