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Imposto Único Circulação (IUC) - Tabelas 2014

O Orçamento do Estado (OE) para 2014 avança já a proposta de valores para o Imposto Único de Circulação (IUC). Estes valores incidem sobre todos os carros em circulação, ou seja, aqueles que estão matriculados. Consulte as tabelas neste artigo para ficar a saber com o que pode contar caso o Orçamento do Estado para 2014 venha a ser aprovado.

De acordo com a proposta de OE 2014, os proprietários de veículos a gasóleo vão pagar este ano, além do IUC, uma nova taxa adicional cujo valor se situa entre os 1,39 Eur e os 68,85 Eur porque varia em função da cilindrada e da idade do veículo.

O Imposto Único de Circulação (IUC) é um imposto anual que incide sobre a propriedade e não sobre a circulação e que é pago até o veículo ser abatido, sendo atualizado em Janeiro de cada ano civil. O pagamento é feito no mês da matrícula do veículo ou no mês anterior. O pagamento do IUC de um carro novo ou importado deve ser feito até 90 dias após a data da matrícula portuguesa. É o imposto que substitui o antigo "selo do carro" e não deve ser confundido com o ISV, que é um imposto pago apenas quando o veículo é matriculado pela primeira vez (em novo ou como importado usado) e que, no caso dos novos, já está incluído no preço de venda.

O pagamento é feito no mês da matrícula do carro ou no mês anterior. O que conta para calcular o pagamento do IUC é a data da matrícula em Portugal e não a data da primeira, ou subsequentes, vendas do automóvel. O primeiro pagamento do IUC quando compra um carro novo ou importa um usado deve ser feito até 90 dias após a data da matrícula portuguesa. Nos veículos com matrícula a partir de 1 Julho 2007 deve somar o valor obtido a partir da cilindrada com o valor obtido a partir das emissões de CO2, valores que pode obter no Documento Único Automóvel.

Veículos matriculados até 30 Junho 2007

Gasolina
Cilindrada
Gasóleo
Cilindrada
Electricidade
Voltagem total
Posterior a 1995De 1990 a 1995De 1981 a 1989
Até 1.000 Até 1.500 Até 100 17,64 € 11,12 € 7,81 €
Entre 1.001 e 1.300 Entre 1.501 e 2.000 Mais de 100 35,41 € 19,90 € 11,12 €
Entre 1.301 e 1.750 Entre 2.001 e 3.000   55,31 € 30,92 € 15,51 €
Entre 1.751 e 2.600 Mais de 3.000   140,34 € 74,02 € 31,99 €
Entre 2.601 e 3.500     254,85 € 138,78 € 70,67 €
Mais de 3.500     454,06 € 233,24 € 107,17 €

Taxa adicional (valor a somar à da tabela anterior) para veículos ligeiros de passageiros a gasóleo matriculados até 30 Junho 2007

CilindradaPosterior a 1995De 1990 a 1995De 1981 a 1989
Até 1.500 3,14 € 1,98 € 1,39 €
Entre 1.501 e 2.000 6,31 € 3,55 € 1,98 €
Entre 2.001 e 3.000 9,86 € 5,51 € 2,76 €
Mais de 3.000 25,01 € 13,19 € 5,70 €

Veículos matriculados a partir de 1 Julho 2007

CilindradaTaxaEmissões CO2Taxa
Até 1.250 28,15 € Até 120g/km 57,76 €
Entre 1.250 e 1.750 56,50 € Mais de 120g/km até 180g/km 86,55 €
Entre 1.750 e 2.500 112,89 € Mais de 180g/km até 250g/km 187,96 €
Mais de 2.500 386,34 € Mais de 250g/km 321,99 €

Na categoria de veículos B (ligeiros matriculados a partir de 1 Julho 2007) existe uma forma de diferenciar os veículos consoante o ano, para não prejudicar veículos mais antigos. Isto é conseguido através da aplicação de um coeficiente, obtido através do ano de aquisição do veículo. De acordo com a seguinte tabela:

Ano de aquisiçãoCoeficiente
2007 1,00
2008 1,05
2009 1,10
2010 e seguintes 1,15

Para calcular o valor a pagar soma a parcela da cilindrada à parcela das emissões e depois multiplica o resultado pelo número do coeficiente indicado para o ano do carro.

Taxa adicional (valor a somar à da tabela anterior) para veículos ligeiros de passageiros a gasóleo matriculados a partir de 1 Julho 2007

CilindradaPosterior a Julho 2007
Até 1.250 5,02 €
Mais de 1.250 até 1.750 10,07 €
Entre 1751 e 2.500 20,12 €
Mais de 2.501 68,85 €

Veículos comerciais de transporte particular com peso bruto inferior a 12t

Peso BrutoTaxa
Até 2.500kg 32,00 €
De 2.501kg a 3.500kg 52,00 €
De 3.501kg a 7.500kg 123,00 €
De 7.501kg a 11.999kg 200,00 €

Motociclos, ciclomotores, triciclos e quadriciclos

CilindradaPosterior a 1996Entre 1992 e 1996
De 120 até 250 5,49 € 0,00 €
Mais de 250 até 350 7,77 € 5,49 €
Mais de 350 até 500 18,77 € 11,10 €
Mais de 500 até 750 56,40 € 33,21 €
Mais de 750 122,47 € 60,07 €

Consulte

Simulador do Cálculo do Imposto Sobre Veículos 2013 (Autoridade Tributária e Aduaneira)

Imposto Único de Circulação (IUC) - Proposta para 2011

Imposto Único Circulação (IUC) - Tabelas 2012

Imposto Único Circulação (IUC) - Tabelas 2013

Tabela imposto automóvel 2009

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  • Última atualização em .
Manuel Matias
Este sistema de calculação é totalmente injusto e não vai ajudar em nada o meio ambiente;porque os carros mais velhos e que por veses com motores de cilindrada bastante alta são beneficiados pelo sistema o quedevia ser ao comtrario era assim um motivo para comprar um carro novo com motor mais limpo poupando assim muito co.2 uma melhor solução seria dividir o grau de co.2 em grupos e comforme o grau assim seria o custo de cada 100cm3 p.ex.o grupo (3) 160gr co2 cm3= 2000 - 12euros ppor 100cm3= 240 euros por ano isto num motor a gazoleo não importa a data da matricula quamto sujo mais pagacreio ser assim mais justo ou então teremos que comprar carros com matricula de antes2007
Luis Filipe Paiva Silva
Pagamento de IUC em caso de não utilização
Boa tarde.
Tenho um motociclo 1100cc em que está parado na garagem, não o tendo utilizado no ano passado, e este ano vai pela mesma situação...
Existe alguma forma de entregar o Documento único do veículo às finanças para poder ficar isento do pagamento este ano, podendo o mesmo ser levantado no ano que vem?