A Associação Dietética Americana (ADA) lança anualmente o National Nutrition Month (Mês Nacional da Nutrição) com o objectivo de promover a sensibilização e educação nutricional. O tema geral é “Eat Right with Color” e centra-se nas escolhas alimentares através da introdução de muitas cores no prato.
A cor de cada alimento é determinada pela presença de certos pigmentos, que são o principio activo contido no alimento, importantes na prevenção e protecção do organismo contra doenças. Assim, quanto mais colorido estiver o conteúdo do prato, mais substâncias benéficas para o organismo são ingeridas. O ideal será atingir um mínimo de 3 a 4 cores diferentes nas refeições principais (pequeno-almoço, almoço e jantar). O importante torna-se não a quantidade de cada alimento, mas a qualidade/variedade destes, ficando a refeição mais rica nutricionalmente e mais atractiva à vista.
O que está por detrás das cores dos alimentos
Alimentos BRANCOS
São ricos em substâncias anti-inflamatórias, anti-fúngicas e anti-tumorais. Incluem-se os alimentos cujo interior é branco, como as maças, pêras, bananas, alhos, cebolas, endívias, couve-flor, alho francês, cogumelos, nabos, rabanetes,…
Alimentos VERMELHOS
São alimentos muito antioxidantes, tendo um efeito muito importante no organismo contra o stress/envelhecimento celular e diversas doenças, como os flavonóides, que ajudam a prevenir as doenças crónicas como a diabetes, hipertensão arterial e outras doenças cardiovasculares. Incluem-se o pimento vermelho, tomate, morangos, melância, cerejas, framboesas, ginjas, groselhas, ameixas vermelhas, goiaba, romã,…
Alimentos AMARELOS e LARANJA
São ricos em beta-caroteno, pro-vitamina A, vitaminas C e E, por isso são muito antioxidantes, beneficiando especialmente a pele, cabelos e outros tecidos, olhos (visão nocturna) e sistema imunitário. A vitamina C também está presente em alguns alimentos deste grupo, actuando como antioxidante e ajudando na síntese de colagéneo da pele. Fazem parte o abacaxi, ameixa amarela, abóbora, nectarinas, maracujá, alperces, pêssegos, milho, batata doce, melão, pimento amarelo, limão, damasco, tangerinas, abacate, manga, cenouras,…
Alimentos ARROXEADOS
São alimentos fornecedores de substancias antioxidantes, como os flavonóides e antocianinas, cujas propriedades protectoras e retardadoras do envelhecimento celular são significativas. Estes são ainda ricos em ferro e magnésio. A uva roxa, ameixa, figo, beterraba e couve-roxa são ricas em ácido elágico. Além destes, são ainda incluidos a beringela com casca, mirtilos,…
Alimentos VERDES
Nestes alimentos destacam-se o pigmento clorofila, o beta-caroteno e luteína (antioxidantes), ácido fólico, vitamina B e C, cálcio, ferro, selénio e potássio. Assim, são alimentos que inibem o aparecimento de radicais livres que danificam as células, protegem o coração e protegem o cabelo e unhas. Estes alimentos são a alface, o repolho, salsa, agrião, couve, rúcula, pimento verde, quiabos, ervilhas, pepino, acelga, chicória, nabiças, grelos, coentros, kiwi, brócolos, espinafres, feijão-verde,…
Alimentos CASTANHOS
Estes alimentos são ricos em fibras e vitaminas do complexo B e E, melhorando assim o funcionamento intestinal, combatendo o stress e ansiedade e prevenindo as doenças cardiovasculares. Exemplo destes são as nozes, aveia, castanhas e cereais integrais.
Fonte: http jf-sdomingosbenfica.pt saude_.html