Votos do utilizador: 5 / 5

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 

Ver demasiada televisão pode alterar a estrutura cerebral de uma criança.

De acordo com um novo estudo realizado por uma equipa de investigação japonesa - da Tohoku University - quanto mais tempo se passa em frente ao televisor, mais profundas são as alterações cerebrais produzidas.

Para este estudo foram monitorizadas 276 crianças com idades compreendidas entre os 5 e os 18 anos que viam televisão entre 0 e 4 horas por dia, numa média de 2 horas de visualização. Segundo esta equipa de cientistas, o impacto de ver televisão no desenvolvimento estrutural do cérebro nunca tinha sido investigado anteriormente.

As ressonâncias magnéticas ao cérebro mostram que as crianças que viam televisão muitas horas por dia tinham grandes quantidades de matéria cinzenta nas regiões à volta da área do córtex pré-frontal, a região frontal da parte anterior do lobo frontal do cérebro.

CérebroO aumento da massa cinzenta nesta região é um aspecto negativo, já que está ligado a uma inteligência verbal menor, indicam os cientistas da Tohoku University. Segundo estes, a massa cinzenta pode ser comparada ao peso corporal e estas áreas cerebrais devem ter pequenas quantidades de massa cinzenta durante a infância para que possam funcionar de forma eficiente.

“Estas áreas mostram o progresso de um afinamento cortical durante a idade de desenvolvimento e as crianças com QI superior apresentam afinamentos corticais mais vigorosos nesta área”. A região do córtex pré-frontal é uma área do cérebro que está associada a faculdades intelectuais, indica a equipa de investigação.

Ao contrário de aprender um instrumento, por exemplo, ver televisão não aumenta, acelera ou varia o desenvolvimento cerebral. “Quando este tipo de aumento no nível de exercitação cerebral não ocorre com o aumento de experiencias próprias, há um menor efeito sobre o funcionamento cognitivo”, apontam os cientistas.

O estudo conclui que ver televisão está direta ou indiretamente associado ao desenvolvimento neuro-cognitivo das crianças. Algumas das associações observadas pelos cientistas não são benéficas e os responsáveis pelas crianças deveriam considerar esses efeitos, evitando que as crianças vejam televisão por longos períodos de tempo.

Texto adaptado de: http://greensavers.sapo.pt/

4000 Caracteres remanescentes


O código do trabalho apresentado nesta página (Lei n.º 7/2009) e artigos anexos está em vigor desde Fevereiro de 2009 e foi atualizado com as alterações introduzidas . Para consultar o...

Comentários Recentes

Rita
5 horas 33 minutos

Bom dia, estou em horário de amamentação e trabalho 5horas seguidas se trabalhar o sábado e 6horas seguidas na semana se ...

Jose Silva
2 dias 22 horas

Boa tarde, Tento ligar mas esta difícil, pedi a minha reforma em 21-02-2019 e já recebi uma carta com as condições em 06 ...

Manuel Freitas
2 dias 23 horas

A "licença de casamento" deve incluir o dia do casamento e contabiliza-se em dias consecutivos/seguidos.

Ricardo Ferreira
3 dias 1 hora

Bom dia, Também vou casar na mesma data e preciso de saber essa informação se posso ou nao começar a licença no dia an ...

Ana Pereira
5 dias 2 horas

Boa tarde, onde posso fazer uma queixa sem ser na policia de um mecânico de oficina pois o mesmo é um aldrabão sem escrúp ...