O Programa RETOMAR prevê proporcionar a todos os jovens com menos de 25 anos uma oportunidade de emprego, educação/formação profissional ou estágio, no prazo de 4 meses após ficarem desempregados ou saírem da educação formal.
As candidaturas a concurso (Nr. 2/2015) para atribuição de bolsa RETOMAR podem ser apresentadas entre 1 Abril e 10 Outubro 2015.
A Resolução do Conselho de Ministros n.º 104/2013, de 31 Dezembro diz que "O Plano Nacional de Implementação de Uma Garantia Jovem (PNI-GJ) visa concretizar a Recomendação da CE para a concretização em cada Estado-Membro de iniciativas concertadas entre vários agentes no sentido de proporcionar a todos os jovens com menos de 25 anos uma oportunidade, de qualidade, seja de emprego, de formação permanente, de educação e formação profissional ou estágio, no prazo de quatro meses após ficarem desempregados ou saírem da educação formal.".
O Programa Retomar tem como principais objetivos:
- Permitir o regresso à educação e formação, em contexto de ensino superior, de estudantes que pretendam completar formações anteriormente iniciadas ou realizar uma formação diferente, nomeadamente incentivando o regresso de antigos estudantes que abandonaram o ciclo de estudos antes da sua conclusão;
- Combater o abandono escolar no ensino superior, tendo presente critérios de utilidade social e empregabilidade;
- Promover a qualificação superior de jovens que não estão nem a trabalhar, nem inseridos em percursos de educação ou formação (jovens NEET).
Para consultas sobre Pré-registo, Acesso a candidatos, Legislação, Estatísticas, Perguntas Frequentes, Dados e estatísticas de Cursos Superiores (Portal Infocursos) ou Garantia Jovem, consultar Programa RETOMAR.