Projecto permite poupar matérias-primas e energia e reduzir o volume de resíduos em aterro, ao mesmo tempo que cria riqueza para a investir em projectos humanitários, sociais e ambientais.
São já mais de 7.000 os parceiros que se juntaram à AMI com o objectivo de promover a reutilização e reciclagem de consumíveis e de telemóveis. Estes funcionam como pontos de recolha, ficando a AMI responsável pelo seu encaminhamento para entidades em todo o mundo e pela posterior venda, no caso dos consumíveis informáticos regenerados.
É um dos contributos da AMI na promoção da sustentabilidade, funcionando adicionalmente como um original meio de angariação de fundos para a sua Acção Humanitária Global, nas vertentes médica, social e ambiental.
O encaminhamento de mais de 1 milhão de consumíveis informáticos e telemóveis para reutilização e reciclagem desde 2005 permitiu evitar a produção de mais de 200 toneladas de resíduos e o consumo de mais de 5 milhões de litros de combustíveis fósseis na produção de equipamentos novos. Adicionalmente, permitiu angariar uma soma superior a 300 mil euros, utilizados pela AMI no financiamento dos seus projectos.
Para além das entidades que participam neste projecto através dos seus escritórios, é já longa a lista de estabelecimentos comerciais que se disponibilizaram para ajudar a AMI na recolha dos equipamentos, disponível em ami.org.pt.
Consulte
AMI já recolheu este ano mais de 300 toneladas de óleos alimentares usados