Skip to main content

Reabertas Candidaturas a Estágios Profissionais e Inov-Social

Está reaberto o período de candidaturas ao Programa Estágios Profissionais, Estágios Qualificação-Emprego e Medida Inov-Social, que decorre até 31 de Dezembro de 2010.

As candidaturas aos Programas de Estágios Profissionais, Estágios Qualificação-Emprego e Inov-Social, destinam-se aos jovens até aos 35 anos e a remuneração será duas vezes o indexante de apoio social (2 x 419,22 euros) para quem possua habilitações literárias de nível IV.

O período de duração dos estágios foi reduzido de 12 para 9 meses, que permitirá aumentar o número de potenciais beneficiários desta medida facilitadora da integração no mercado de trabalho.

Data: 18-08-2010

Fonte: Portal do Cidadão com Instituto do Emprego e Formação Profissional

  • Criado em .
  • Última atualização em .
Beatriz Madeira
Cara Catarina Castro,

A entidade mais adequada para responder (de forma "oficial") às questões que coloca é o IEFP - Instituto de Emprego e Formação Profissional, pelo que sugerimos que contacte o Centro de Emprego da sua área de residência e que coloque as suas dúvidas directamente a um técnico.

Ficamos ao dispor.
A equipa Sabias Que

Beatriz Madeira
Caro Bruno Martins,

Lamentamos não conseguir ajudá-lo directamente a obter uma resposta para as questões que coloca. Sugerimos que tente, através da entidade formadora onde está a frequentar a formação, obter a informação que necessita. Em alternativa, se essa via não funcionar, contacte o Centro de Emprego (IEFP) da sua área de residênciaa fim de poder obter os esclarecimentos necessários.

Ficamos ao dispor.
A equipa Sabias Que

Catarina Castro
32
é possivel aceder a um estágio profissional se o mesmo for feito no estrangeiro? que tipo de apoios o estado fornece neste caso se é que os há. Como posso candidatar-me?
Bruno Martins
31
ola, estou a terminar o curso de tecnico de higiene e segurança no trabalho, que tem como modulo final a formação em contexto de trabalho num total de 210 horas. posso pensar em fazer um estagio profissional? esse estagio tem que ser feito de imediato ou posso deixar passar algum tempo, por exemplo 2 meses, e candidatar-me depois?
Beatriz Madeira
Cara Maria Beatriz,

Tratando-se de uma questão relacionada com estágios profissionais, haverá muita "concorrência" para os mesmos, pelo que poderá ser difícil o acesso a estes. Encontrámos algumas informações sobre o PEPAL nos links indicados em baixo. Alguns deles têm contactos para mais informações que poderá utilizar no caso de querer obter esclarecimentos relativamente a critérios de selecção.

http://juventude.gov.pt/Eventos/EmpregoEmpreendedorismo/Paginas/PEPAL_Candidaturas.aspx
http://cdp.portodigital.pt/estagios/programa-de-estagios-nacionais/pepal
http://www.online24.pt/pepal-2011/
http://www.portalautarquico.pt/portalautarquico/ViewContent.aspx?ContentId=216&ShowDesc=True&FromHomeHighlight=False

Se a questão tem a ver com o facto de ser estrangeira, poderá considerar consultar o ACIDI (http://www.acidi.gov.pt/) ou a CITE (http://www.cite.gov.pt/pt/acite/igualdade01_02.html) a fim de verificar se, efectivamente, os seus direitos (como cidadã estrangeira residente em Portugal) no acesso a programas de estágios profissionais estão a ser observados.

Maria Beatriz
29 anos
Boa noite!

Inscrevi-me na PEPAL, mas não a sorte de ser seleccionada, ou seja o meu nome não apareceu ma lista dos candidatos admitidos.Como conseguir um estágio profissional, sabendo que conclui a licenciatura e estou desempregada desde do ano de 2009.Será que os estrangeiros não tem direitos a nada?Agradeço resposta.Obrgad, os meus cumprimentos.

Maby

Beatriz Madeira
Cara Alexandrina Magalhães,

As opções disponíveis em matéria de trabalho/formação/projectos/emprego para quem tem mais de 35 anos são, efectivamente, mais reduzidas. A sugestão que podemos dar-lhe, uma vez que as medidas de política em matéria de emprego são executadas pelo IEFP, é que se dirija ao Centro de Emprego da sua área de residência e procure saber, junto dos técnicos, se há alguma alternativa/solução de formação/emprego para si, considerando as suas qualificações e idade.

Uma alternativa, que não é remunerada, e enquanto não encontra uma solução adequada às suas características/situação, é fazer voluntariado de competências, ou seja, colocar as suas competências ao dispor de instituições sem fins lucrativos de forma a que estas usufruam de saberes que não têm internamente. Podemos dar-lhe como referência o trabalho da ENTRAJUDA (http://www.entrajuda.pt/m-3-Voluntrios.html) que tem um corpo de consultores solidários que gere mediante as necessidades que encontra em instituições sem fins lucrativos. Se este projecto lhe interessar peça para falar com Karen Frisch ou Catarina Ferreira.

alexandrina magalhaes
38
oa estagios profissionais é so para beneficiarios até aos 35 anos. Para quem tem 38 e é licenciado ha algo a que possa recorrer para não estar sem trabalho e sem subsidio?