Skip to main content
Biblioteca

Artigo 52.º - Código do Trabalho - Licença para assistência a filho

LIVRO I - Parte geral / TÍTULO II Contrato de trabalho

CAPÍTULO I - Disposições gerais

SECÇÃO II Sujeitos / SUBSECÇÃO IV Parentalidade

Artigo 52.º - Licença para assistência a filho

Índice: Código do Trabalho (Online) em vigor desde 2009

  1. Depois de esgotado o direito referido no artigo anterior, os progenitores têm direito a licença para assistência a filho, de modo consecutivo ou interpolado, até ao limite de dois anos.
  2. No caso de terceiro filho ou mais, a licença prevista no número anterior tem o limite de três anos.
  3. O trabalhador tem direito a licença se o outro progenitor exercer actividade profissional ou estiver impedido ou inibido totalmente de exercer o poder paternal.
  4. Se houver dois titulares, a licença pode ser gozada por qualquer deles ou por ambos em períodos sucessivos.
  5. Durante o período de licença para assistência a filho, o trabalhador não pode exercer outra actividade incompatível com a respectiva finalidade, nomeadamente trabalho subordinado ou prestação continuada de serviços fora da sua residência habitual.
  6. Para exercício do direito, o trabalhador informa o empregador, por escrito e com a antecedência de 30 dias:
    1. Do início e do termo do período em que pretende gozar a licença;
    2. Que o outro progenitor tem actividade profissional e não se encontra ao mesmo tempo em situação de licença, ou que está impedido ou inibido totalmente de exercer o poder paternal;
    3. Que o menor vive com ele em comunhão de mesa e habitação;
    4. Que não está esgotado o período máximo de duração da licença.
  7. Na falta de indicação em contrário por parte do trabalhador, a licença tem a duração de seis meses.
  8. À prorrogação do período de licença pelo trabalhador, dentro dos limites previstos nos n.os 1 e 2, é aplicável o disposto no n.º 6.
  9. Constitui contra-ordenação grave a violação do disposto nos n.os 1 ou 2.

Código do Trabalho

  • Criado em .
  • Última atualização em .
Luísa
Tempo de serviço
Bom dia,
A licença por assistência a filho com doença crónica conta como tempo de serviço e reforma?
Grata pela informação!
Luísa

Pedro Ferreira
A licença para assistência a filho, permite aos progenitores ausentarem-se do trabalho para prestar assistência a um filho com doença crónica. No entanto, a informação disponível não especifica diretamente se este período é contabilizado para efeitos de tempo de serviço e reforma.

Normalmente, períodos de licença prolongada podem ter implicações no cálculo do tempo de serviço e nos direitos de reforma, dependendo das regras específicas da segurança social e de outros regulamentos aplicáveis. Para obter uma resposta definitiva e aconselhamento específico à sua situação, recomendo que contacte a Segurança Social ou um advogado especializado em direito do trabalho. Eles poderão fornecer informações detalhadas sobre como a licença para assistência a filho pode afetar o seu tempo de serviço e os seus direitos de reforma.

Luísa
Boa tarde,
Agradeço a vossa atenção!
Hoje fui informada pela advogada que a licença conta como tempo de serviço.
Ainda não sei detalhes.
Cumprimentos,
Luísa

Tatiana
Art. 52º -Licença p/ assistência -Segurança Social
Boa tarde,

A minha licença foi aprovada. Poderei solicitar algum tipo de apoio á segurança Social?
Enquanto estiver de Licença?

Grata

Pedro Ferreira
Sim, se a sua licença foi aprovada para assistência a um filho com doença crónica, pode solicitar o subsídio para assistência a filho. Este subsídio é um apoio em dinheiro dado às pessoas que têm que faltar ao trabalho para prestar assistência urgente e necessária aos filhos, em caso de doença ou acidente https://www.seg-social.pt/pt/subsidio-para-assistencia-a-filho .

Para ter direito a este subsídio, é necessário que tenha trabalhado e descontado durante seis meses (seguidos ou não) para a Segurança Social ou outro sistema de proteção social, nacional ou estrangeiro, desde que não se sobreponham. Os trabalhadores independentes e os beneficiários do seguro social voluntário devem ter a situação contributiva regularizada até ao fim do terceiro mês imediatamente anterior ao mês em que deixam de trabalhar para assistência a filho.

Para mais informações sobre como solicitar este subsídio e quais os documentos necessários, pode consultar o site da Segurança Social ou dirigir-se a um dos seus balcões de atendimento.

DIANA
Licença por assistencia a Filho.
Gostava de saber se o tempo gozado como licença por assistência a filho, após a licença de parentalidade alargada, produz efeitos no número de dias de férias do ano seguinte na administração pública.
Obrigada

Alexandra
licença para apoio a filho
Boa noite, sou professora do Quadro de Agrupamento e pedi licença para apoio a filho, pelo período de um ano, tendo a mesma sido concedida.
As minhas dúvidas prendem-se com o seguinte: durante este período, esse tempo de um ano vai contar para progressão na carreira? Ou fico com menos um ano de serviço que outra colega que tenha começado a trabalhar no mesmo dia em que comecei? E para efeitos de reforma, esse ano vai ser descontado? Obrigado desde já.
Alexandra

Magda
Licença para assistência a filho
Bom dia! Li o seu comentário referente ao pedido de licença por assistência à familia e vi que é professora. Tambem soi professora e quero igualmente fazer esse pedido, no entanto, gostaria de saber se esse seu tempo foi contabilizado e como efectuou o pedido. Peço desde já desculpa pelo incómodo. Obrigada
Raquel
Artigo 52
Bom dia,

A empresa pode rejeitar que o trabalhador usufrua do artigo 52?

Obrigada

Pedro Ferreira
Os trabalhadores têm o direito a uma licença para assistência a filho, que pode ser gozada de forma consecutiva ou interpolada, até ao limite de dois anos, ou três anos no caso de terceiro filho ou mais. Este direito é exercido mediante comunicação escrita ao empregador, com a antecedência de 30 dias, indicando o início e o termo do período da licença, entre outros requisitos.

A empresa não pode rejeitar o pedido de licença se o trabalhador cumprir todos os requisitos legais estabelecidos. No entanto, existem condições específicas que devem ser cumpridas para que o trabalhador possa usufruir deste direito. Se o trabalhador não cumprir com os requisitos, como informar o empregador dentro do prazo estipulado ou se o período máximo de duração da licença já estiver esgotado, a empresa pode então rejeitar o pedido.

É importante notar que violar as condições estabelecidas para a licença, como exercer outra atividade incompatível com a finalidade da licença, pode constituir uma contraordenação grave. Para mais informações detalhadas, recomendo consultar um advogado especializado em direito do trabalho ou a ACT.

Sandra Silva
Licença parental alargada
Boa tarde,
Pretendia saber se só se pode usar a licença parental alargada imediatamente a seguir a ter usufruído da licença parental inicial ou se a posso requerer em qualquer altura até aos 6 anos do filho menor.
Obrigada

Pedro Ferreira
A licença parental alargada em Portugal pode ser gozada até o menor completar 6 anos de idade. No entanto, a licença parental alargada deve ser gozada imediatamente a seguir à licença parental inicial https://eportugal.gov.pt/guias/ter-uma-crianca/licenca-parental .

Existem diferentes modalidades de licença parental alargada, como a licença a tempo total, a tempo parcial, ou intercalada, e cada uma tem as suas especificidades quanto à duração e ao montante do subsídio atribuído https://www.seg-social.pt/in/subsidio-parental-alargado .

Para mais informações detalhadas e para garantir que está a cumprir com todos os requisitos legais, recomendo que consulte a Segurança Social ou um advogado especializado em direito do trabalho.

Jose Areias
art 52
Gostaria de saber:
- A entidade patronal perante o pedido da dita licença pode negar o mesmo?
- O tempo de gozo da licença conta para tempo de serviço e reforma?
- Poderá haver prestação de serviços ocasionais durante a licença?

Magda
Licença para assistência a filho
Bom dia! Li o seu comentário e o qual me suscitou interesse, pois sou educadora e também quero pedir licença para assistência a filho. No entanto tenho as mesmas dúvidas, seria possivel dar-me feedback se a entidade patronal perante o pedido da dita licença pode negar o mesmo e se tempo de gozo da licença contou para tempo de serviço e reforma? Muito grata.
Diana
Dúvida
Boa tarde. Li o seu comentário e gostaria de perguntar se chegou a pedir a licença para assistência a filho.
Estou a pensar pedir e tenho as dúvidas que a senhora tinha quando escreveu este comentário: se o tempo pedido conta para tempo de serviço e reforma e se a entidade empregadora pode negar o pedido. Será que me pode esclarecer? Obrigada

Cristina Santos
artigo 52 codigo trabalho
boa noite se tirar licença por assistencia a filho menor de 6 anos por 8 meses e depois quiser renovar a mesma, com quanto tempo de antecedencia devemos informar a entidade empregadora.
obrigada

Isabel Pedrosa
Parentalidade
Relativamente à licença, por dois ou três anos, ela é remunerada, ou à perda do direito de retribuição?
Estando com contratos a termo, há mais de 15 anos, que apenas são interrompidos durante 1 mês poderei usufruir desta respetiva licença?

Muita agradecida pela atenção

paulo fonseca
informaçaõ
Boa noite
Em caso de morte de um conjegue
Quanto tempo podemos tirar baixa para assistencia a um filho menor de 12 anos

Susana Sousa
Artigo 52 - Licenças atribuídas a vários filhos
Boa tarde,
No caso de vários filhos nascidos com menos de 2 anos de separação, deve-se considerar o período como sendo concorrencial ou consecutivo?
Ou seja, no caso de 3 filhos, a licença máxima permitida seria de 3 2 2 = 7 anos?
Ou, pelo contrário, com o nascimento de um novo filho, a licença a aplicar diria respeito a todos em conjunto?

Paula Coelho
Pedido de esclarecimento acerca do art 52
]Boa tarde,

A licença referida no art. 52º é apenas aplicável a filhos menores de 6 anos?