Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS), EPE receberam o Prémio Abertura 2013 entregue pela Associação de Empresas Software Open Source Portuguesas (ESOP) no Evento linux 2013 – XI Encontro Nacional sobre Tecnologia Aberta, que teve lugar no Auditório Lispólis, em Lisboa.
O vencedor deste ano foi anunciado na cerimónia de entrega do Prémio, para o qual estavam nomeadas três entidades públicas: Instituto de Informática da Segurança Social, IGAC - Inspecção Geral das Actividades Culturais e SPMS - Serviços Partilhados do Ministério da Saúde.
O objectivo do projecto realizado na SPMS foi servir de piloto de validação para, com os seus recursos e o conhecimento adquirido, estender a solução no Ministério da Saúde de uma forma abrangente (podendo chegar a um universo de 60.000 utilizadores). Segundo a SPMS, as suas motivações para este projecto consistiam em "cumprir a nova legislação que dá prioridade à adopção de software Open Source, reduzir custos com licenciamento e acumular conhecimento para replicar dentro do Ministério da Saúde”.
O prémio distingue as entidades que contribuem para a dinamização do software Open Source e Tecnologias Abertas.
Em edições anteriores dos Prémios Abertura foram premiadas instituições como a Tranquilidade, a Agência para a Modernização Administrativa (AMA), a Secretaria de Estado das Obras Públicas e das Comunicações e a Inforlândia.
Consulte
Comunidade Linux: Inscrições abertas para evento de 2013
Projeto-piloto de centralização de TIC na Administração Pública gera poupança superior a 50%
ESOP comemora cinco anos de actividade e entrega Prémios Abertura 2012