Qual a grande vantagem para os sistemas de pagamento de fazer parcerias com os casinos online?
Ao aceder a um casino online, é comum deparar-se com uma grande variedade de métodos de pagamento, cada um a destacar-se de diferentes formas para atrair a atenção dos jogadores. Seja através de grandes destaques gráficos, da primazia na lista de métodos de pagamento disponíveis ou, mais proeminentemente, da oferta de bónus especiais para os jogadores que utilizem o serviço, existem cada vez mais parcerias entre empresas de serviços financeiros e casinos online.
A verdade é que, com o crescimento exponencial do mercado de casino online português nos últimos anos, as receitas anuais de centenas de milhões de euros se tornaram uma fonte de negócio apetecível para as empresas de pagamento. Foi neste contexto que surgiram, ultimamente, este tipo de colaboração em que todos ganham. Neste artigo, discutimos os moldes do negócio e analisamos as principais vantagens para as três partes envolvidas: casinos, empresas de serviços financeiros e jogadores.
Que parcerias são estas?
São vários os métodos de pagamento modernos aceites pelos casinos online em Portugal: os apostadores portugueses podem jogar em casinos com Multibanco, Skrill e Neteller, PayPal, Paysafecard ou Visa, para citar apenas alguns. Vários casinos estabelecem parcerias com fornecedores de pagamento para negociar taxas mais baixas para cada transação. Por outras palavras, por cada depósito de um jogador, a empresa de pagamento cobraria menos e o casino ganharia mais.
Objetivos tripartidos
O objetivo, da parte de serviço de pagamento, seria o de aproveitar o extraordinário aumento das transações para os casinos portugueses para obter um maior volume de negócios. Num setor altamente dinâmico e que regista uma altíssima frequência diária de depósitos, estamos perante uma extraordinária oportunidade de negócio para esta ou para qualquer outra empresa que forneça serviços financeiros online. Além disso, as previsões são de crescimento continuado para os tempos mais próximos, pelo que até uma rentabilidade futura contínua fica garantida.
Quanto aos casinos, é uma forma única de aumentar a sua margem de lucro de cada depósito e os seus lucros líquidos, uma vez que, à exceção da atribuição de alguns bónus para promover a utilização dos serviços com os quais tem um acordo, praticamente não sofrem nenhum aumento de despesa ou perda de receita. As taxas de utilização dos serviços de pagamento são uma parte significativa das despesas dos casinos online, que dependem dos depósitos para gerar receitas, pelo que a sua diminuição provoca um impacto muito positivo nas suas contas.
Do ponto de vista dos jogadores, os efeitos positivos destes acordos na sua experiência de jogo também podem ser significativos. Desde logo, podem aumentar o seu saldo de jogo e ganhar um dinheiro extra ao receber estes bónus de incentivo. Mas os jogadores podem também obter outro tipo de vantagens, como a isenção de eventuais taxas de utilização dos serviços de pagamento com quem o casino tem uma parceria deste tipo; ou ainda, pela folga orçamental dos casinos daí gerada, assistir a um aumento geral do valor das odds das apostas desportivas ou dos valores de bónus em oferta.
Objetivos e benefícios paralelos
Traçado o grande plano destas novas parcerias e sublinhadas as principais vantagens para empresas de serviços, casinos e jogadores, nem por isso deixa de ser interessante notar que existem mais alguns objetivos cumpridos e benefícios paralelos para as três partes envolvidas que só reforçam o valor desta parceria.
Desde logo, esta sinergia representa mais uma oportunidade para os métodos de pagamento reforçarem a sua imagem de marca e consolidarem a sua popularidade e quota de mercado no mercado português. É, de facto, uma dádiva para os departamentos de marketing e comunicação investirem forte nestes novos canais de publicidade que oferecem uma exposição prolongada e maior visibilidade. Tudo isto num novo nicho de mercado e num novo público que, sem o jogo online, poderia estar fora do seu radar de clientes.
A parceria com meios de pagamento sérios e credíveis, marcas fortes e institucionais, é, sem dúvida, uma grande mais-valia para os operadores de casino online. Esse reforço de confiança traduz-se frequentemente na captação de mais jogadores e, não menos importante, na fidelização dos utilizadores já inscritos.Também do lado dos casinos, existem mais vantagens para lá das mais óbvias. Numa indústria com alguns problemas de reputação, a parceria com meios de pagamento sérios e credíveis, marcas fortes e institucionais, é, sem dúvida, uma grande mais-valia para os operadores. Mais ainda, ajuda os casinos a acelerar a inovação tecnológica, essencial neste setor para estar um passo à frente da concorrência. Sobretudo no segmento dos pagamentos, que se encontram sempre em permanente evolução.