Como requerer o Cartão Europeu de Seguro de Doença

Quando vai viajar para o estrangeiro é normal que tome algumas precauções com a sua viagem, como a estadia, os locais por onde vai passar, o facto de ter Internet disponível para usar o GPS ou para outras situações e, muitas pessoas, pensam também na sua saúde.

Existe uma forma de, fora de Portugal, ter acesso a um conjunto de serviços de saúde que possam ser uma mais-valia para si e para os seus quando está fora do seu país, numa parceria feita com a União Europeia e alguns outros países.

Se ainda não conhece este benefício, hoje ficará certamente a saber como tudo funciona.

O que é o Cartão Europeu de Seguro de Doença?

O Cartão Europeu de Seguro de Doença, também conhecido como CESD, é um cartão emitido gratuitamente pela Segurança Social para quem viaja para o estrangeiro. Desde que a pessoa que o peça esteja abrangida por um sistema de proteção social, como no caso de Portugal a Segurança Social ou a ADSE, a pessoa tem direito a um cartão que lhe pode ser útil no estrangeiro.

Para que serve este cartão?

Este cartão serve para o ajudar em qualquer problema de saúde que tenha quando estiver em viagem por alguns países, nomeadamente os Estados Membros da União Europeia e ainda a Islândia, a Listenstaina, a Noruega, a Suíça e o Reino Unido.

Através da apresentação deste cartão pode ter acesso a cuidados de saúde para evitar que tenha de voltar a Portugal para os obter. Este cartão é usado para estadia temporária, ou seja, não é um seguro de saúde caso decida emigrar para outro país.

Por outro lado, este cartão não apresenta serviços gratuitos, podendo ter de pagar taxas moderadoras se o país onde estiver assim o determine, mas sim facilita a sua relação com o sistema de saúde local. Para mais informações poderá sempre contactar a Segurança Social que pode ajudar a esclarecer o seu caso específico.

Como posso pedir o cartão?

A forma mais eficaz de pedir este cartão é através da Internet, na plataforma da Segurança Social Direta, onde pode obter toda a informação e apresentar o pedido diretamente, fazendo login com os seus dados ou com o cartão de cidadão.

Pode também apresentar este pedido pessoalmente, nos serviços de atendimento da Segurança Social por marcação ou nos serviços que não necessitam de marcação.

O cartão tem a validade de 3 anos, sendo que após o mesmo caducar ou perto da sua data deve fazer um novo pedido pelos mesmos moldes do pedido inicial.

Este cartão dá-me vantagens reais?

Acreditamos que sendo um cartão gratuito e não existindo qualquer impedimento no seu pedido, não fará qualquer sentido deixar de o pedir. Por outro lado, muitas das vezes apenas nos damos conta que estes tipos de cartões dão jeito quando precisamos dele, pelo que não existindo problemas no seu pedido, deve fazer-se sempre acompanhar por ele nas suas viagens.

Esperando que o mesmo não seja necessário, terá sempre à disposição uma solução para uma eventual necessidade.

stethoscope