Skip to main content

sala de jantar

Dicas para decorar sua sala de jantar

A sala de jantar é um ambiente muito importante das nossas casas, pois é nela que fazemos as refeições, nos reunimos com a família e recebemos visitas. Pensando nisso, elencamos algumas sugestões básicas para tornar sua sala de jantar mais charmosa, funcional e aconchegante, considerando a escolha do mobiliário e seus elementos principais, a mesa e as cadeiras, os revestimentos, as paredes, a iluminação e os ambientes integrados.

Você deve ter em mente quantas pessoas quer acomodar e, a partir daí, escolher primeiro a mesa de jantar, que deve se adequar ao tamanho do espaço. Em espaços com formato mais quadrado, você pode optar por mesas quadradas ou redondas. No caso de espaços mais compridos e/ou estreitos, o ideal é que os modelos sejam ovais ou retangulares.

Mesas com base central possibilitam que as laterais da mesa fiquem livres e permitem que mais cadeiras sejam encaixadas, se necessário. As bases podem ser sólidas ou vazadas. As bases vazadas possibilitam que as pernas fiquem mais à vontade debaixo da mesa. É recomendável que você teste a mesa e veja se é realmente confortável antes de adquiri-la.

Escolhido o formato da mesa de jantar, você deve partir para a escolha das cadeiras de jantar. É importante que os modelos sejam confortáveis, resistentes e que combinem com a mesa de jantar. Isso não significa que você deve escolher necessariamente modelos do mesmo jogo. Use a criatividade e brinque com escolhas diferentes: você pode combinar uma mesa de jantar de design moderno com cadeiras de design mais retrô ou rústico, por exemplo. O fundamental aqui é que o resultado final fique agradável e harmônico.

  • Revestimentos

O ideal é que seja um modelo resistente e de fácil limpeza. Isso porque é comum que deixemos cair bebida ou comida no chão desse cômodo de vez em quando, então o piso precisa ser prático de limpar no dia a dia e não pode ser um de um tipo que manche facilmente. Além disso, precisa ser resistente para aguentar as cadeiras arrastando no chão. Uma dica nesse sentido é colar feltro nos pés das cadeiras para que não arranhem o piso nem façam ruído ao serem movidas.

  • Paredes

É possível brincar com diferentes revestimentos, com painéis de espelhos, de madeira ou revestimento 3D. O recomendável é escolher uma parede para dar destaque e receber a decoração.

  • Iluminação

A iluminação deve destacar e iluminar bem a superfície da mesa da jantar. Por isso, o modelo da luminária precisa considerar o modelo da mesa. Para mesas mais compridas, a luminária deve proporcionar iluminação ao longo de toda a superfície. Já para mesas mais compactas, uma luminária pontual é suficiente.

  • Ambientes integrados

Para ambientes integrados – seja da sala de jantar com a cozinha ou da sala de jantar com a sala de estar – o importante é haver correspondência visual entre os cômodos integrados para criar a sensação de continuidade e uniformidade na casa como um todo. Procure escolher o mesmo piso, linha de mobiliário, cores, tipo de revestimento ou detalhes da decoração.

Tenha em mente que é a integração e harmonização entre os itens e acabamentos escolhidos que tornará sua sala de jantar um espaço especial e mais bonito.