Skip to main content

MacBook Pro

Evite sustos com o MacBook Pro e renove o seu carregador

É frustrante quando o seu MacBook Pro de um momento para o outro deixa de carregar a bateria. Este tipo de falha deve-se, por norma, a uma avaria do carregador. A solução mais fácil é substituir de imediato o carregador defeituoso por um novo, e aí tem duas opções: comprar um carregador Apple (a preços avultados) ou um carregador compatível de qualidade comprovada.

Ao optar por um carregador compatível com o seu MacBook Pro, deverá ter em conta que nem todos são rigorosamente testados quanto à segurança e fiabilidade. Como tal, deverá procurar carregadores de boa qualidade, como os listados neste link, fabricados com os melhores materiais e com funções inteligentes que os protegem contra sobrecargas, sobretensões e curtos-circuitos.

Mas antes de tomar a decisão de trocar o carregador do seu MacBook Pro, faça algumas simples verificações para confirmar que o problema reside, de facto, no carregador.

Verificações prévias

Comece por desligar o carregador da tomada, uma vez que numa situação de sobreaquecimento o sensor térmico pode ter cortado a alimentação. Deixe-o arrefecer por uns minutos e ligue-o novamente. O sobreaquecimento é geralmente causado por fraca dissipação de calor, como, por exemplo, quando o carregador é deixado ligado por baixo de cobertores.

Mantendo-se o problema, deverá verificar se o carregador está a ser alimentado. Para tal, tente carregar o computador ligando o carregador a outras tomadas da sua casa. E para despistar um eventual problema na rede elétrica, teste o carregador nas tomadas de outra casa.

Se o problema não está relacionado com o fornecimento de energia, então é preciso verificar o MagSafe. Certifique-se que o adaptador ou o cabo não estão danificados.

Verifique se o MagSafe sobreaquece. Para confirmar, pode tentar usar outro MagSafe para carregar o seu MacBook. Se funcionar, a solução é simples, substitua o MagSafe danificado.

Outra razão pela qual o seu MacBook pode não estar a carregar, pode dever-se a sujidade na porta do MagSafe. Se for este o caso, pode remover a sujidade da porta MagSafe com um palito ou uma pequena escova.

Escolher o carregador MacBook Pro adequado

Se já fez todos os despistes necessários e concluiu que o problema é do carregador, então o próximo passo será escolher o carregador mais adequado.

Existem vários fatores a considerar ao escolher um carregador para MacBook Pro. Veja alguns deles abaixo.

Compatibilidade

Certifique-se que o carregador é compatível com o seu modelo. A maioria dos modelos utiliza carregadores USB tipo C, pelo que deverá optar por este.

Potência

Os carregadores estão disponíveis em versões diferentes de potência que vão dos 29 W aos 87 W. Desde que seja compatível, poderá optar pelo carregador de potência mais elevada. No entanto, tenha em conta que isso não significa que a bateria do seu MacBook carregará mais rapidamente. Por esse motivo, e para não desperdiçar dinheiro, prefira o carregador com potência adequada ao seu modelo de MacBook.

Universalidade

Confirme se o carregador pode ser utilizado no seu país. Alguns têm 110 volts, outros 220 volts. Se faz muitas viagens internacionais com o seu MacBook Pro, talvez deva considerar a compra de um carregador universal.

Agora já sabe: antes de partir para a substituição do carregador do seu MacBook Pro, verifique se esse elemento está realmente avariado e, caso esteja, confirme que adquire o carregador adequado ao seu modelo.

20220915 dmitry chernyshov mP7aPSUm7aE unsplash