Skip to main content

Aperto de mãos

O Que Deve Saber Antes de Começar a Procurar Emprego

Ninguém gosta do processo de procurar emprego. No entanto, apesar de ser desgastante e frustrante, é algo que todos fazemos em determinado ponto das nossas vidas. Felizmente, existem inúmeras coisas que pode fazer para aumentar as suas possibilidades de alcançar aquele emprego tão desejado. Fique connosco e veja algumas dicas que poderão ajudá-lo a alcançar o seu objetivo:

Os currículos mais simples são os melhores

O currículo perfeito é simples, atrativo e contém todas as informações que os recrutadores precisam para chamá-lo para uma entrevista. Recorde-se que os recrutadores analisam centenas ou até milhares de currículos, pelo que é importante que o seu CV chame a atenção. Utilize um modelo original que seja fácil de analisar e que vá direto ao assunto. A forma mais fácil para obter um currículo de sucesso é criar online com CVMaker.

Otimize o seu currículo

Para automatizar o processo de seleção de candidatos, muitas empresas utilizam ferramentas que pesquisam determinadas palavras-chave nos currículos a analisar. É muito fácil descobrir as palavras-chave que os recrutadores pesquisam, pois estas geralmente estão relacionadas com os objetivos e requisitos mencionados no anúncio de emprego.

Tome nota das suas conquistas

Uma das melhores formas de destacar o seu currículo é falar das suas conquistas em vez de se focar na sua formação ou experiência. Imagine o seguinte cenário: em vez de afirmar que é experiente em vendas, terá mais sucesso se colocar no seu currículo que ajudou a sua empresa a obter alcançar um determinado nível de vendas, por exemplo. Mencionar objetivos cumpridos relacionados com o emprego em questão irá ajudá-lo a destacar-se dos restantes candidatos.

Prepare a sua apresentação

O seu discurso de apresentação deve ser bem treinado mesmo antes de começar a procurar emprego, pois nunca saberá quando poderá ser chamado para uma entrevista. Um bom discurso deve contar uma pequena história, ao mesmo tempo que é sucinto e entusiasmante. Deverá chamar a atenção dos recrutadores e explicar claramente os seus objetivos.

Aprimore a sua rede de contactos

O networking é uma ferramenta altamente vantajosa no mercado de trabalho. Conhecer e conectar com novas pessoas poderá fazer a diferença quando estiver à procura de um novo emprego. Encare tudo como uma nova oportunidade e crie ligações. Por vezes uma boa recomendação é mais valiosa do que dezenas de entrevistas de emprego.

Preste atenção às suas redes sociais

É comum as empresas procurarem os seus candidatos nas redes sociais. Por essa razão, recomendamos que analise tudo o que publicou nas redes sociais nos últimos anos. Ninguém quer contratar um profissional que utiliza linguagem vulgar, que publique fotografias embaraçosas ou que faça comentários negativos do seu emprego nas redes sociais. Em alternativa, pode tornar todas as suas redes sociais privadas.

Pode alterar os resultados dos motores de pesquisa a seu favor ao criar um blogue pessoal ou outras páginas que mostrem o seu trabalho enquanto profissional.

Mantenha-se aberto a novas oportunidades

A parte mais importante de procurar emprego é manter uma mente aberta. Talvez esta não seja a oportunidade certa para si e melhores coisas virão. O seu emprego de sonho poderá estar ao virar da esquina.

Caso não encontre nada na sua área, considere explorar outras oportunidades e quiçá encontrará uma nova vocação. E se só conseguir emprego em part-time, porque não utilizar o seu tempo livre para o seu desenvolvimento pessoal ou quem sabe ter uma ideia para a criação de um negócio seu?

Crie e-mails de agradecimento

Esta é uma dica muito subestimada, mas que poderá fazer toda a diferença. Preparar um e-mail de agradecimento simples e cordial pode trazer-lhe enormes vantagens e certamente fará os recrutadores lembrarem-se de si. Deve enviar um e-mail de agradecimento para o recrutador nos dias seguintes à entrevista.

O Que Deve Saber Antes de Começar a Procurar Emprego