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Mobile Phone

Entenda como as redes sociais podem impulsionar seu negócio

No mundo em que vivemos, para que um negócio faça sucesso, é preciso também pensar em como o divulgar da maneira correta. Foi-se o tempo em que anúncios nas ruas e distribuição de folhetos nas ruas era o suficiente para fazer um restaurante ter sucesso em um determinado bairro.

Hoje em dia, ter uma estratégia bem definida em redes como Facebook e Instagram não é apenas um diferencial para o seu negócio, mas também primordial para seu sucesso.

Traçar uma estratégia para mídias sociais é como traçar uma estratégia em um jogo como o pôquer. É necessário ter um plano para atingir seus objetivos. Entretanto, é preciso saber também jogar com as cartas que tens nas mãos. É necessário saber também quem é teu público-alvo e quais são seus costumes para, desta forma, atingi-los. Obviamente, esse deve ser apenas o início da sua estratégia, que deve contar com mais alguns passos.

pexels photo of mobile phone

Foto - Tracy Le Blanc

Estas são algumas das possíveis estratégias que empresas podem adotar para ter uma melhor presença nas redes sociais:

  • Fazer postagens com frequência anunciando seus produtos e serviços de maneira criativa.
  • Ter um bom atendimento ao cliente também nas redes sociais. Isso não significa, é claro, que seu negócio tenha que deixar de atender clientes da maneira convencional, mas é importante ter presença em todos os meios de comunicação para garantir a satisfação dos clientes.
  • Limitar suas propagandas não apenas ao público-alvo que deseja atingir, mas também a região onde o negócio está localizado. Dessa maneira, é possível criar uma autoridade dentro de um determinado nicho.
  • Fazer postagens que visem o engajamento do público, com textos criativos e imagens chamativas. Outro elemento importante para gerar autoridade é preocupar-se com a resposta que o público dá às postagens feitas pelo seu negócio. Quanto mais repercussão, melhor para si.
  • Interagir com seus seguidores. É importante saber lidar com os feedbacks, tanto os positivos quanto os negativos. Além disso, a empresa pode adotar uma personalidade nas redes sociais para fazer com que mais pessoas se identifiquem com seu negócio.

Obviamente essas não são as únicas estratégias possíveis para que seu negócio cresça nas redes sociais. Entretanto, elas funcionam muito bem para quem ainda está a pensar em como se destacar nas redes.

Gerar tráfego orgânico ou pago?

Qual a melhor forma de gerar tráfego em suas redes sociais é uma dúvida bastante recorrente quando falamos em estratégias. O tráfego pago, proveniente das propagandas feitas, gera um retorno mais imediato, ou seja, mais vendas. Por outro lado, o tráfego orgânico gera um retorno mais constante, porém, necessita de tempo.

A verdade é que nem sempre é preciso gastar rios de dinheiro para conseguir atingir bons resultados, mas se deve ter ciência de que apostar apenas no trafego orgânico pode não ser uma boa ideia para os mais imediatistas. O ideal é ter estratégias para essas duas formas de gerar tráfego e encontrar um equilíbrio entre elas.

Mantenha a paciência para resultados

Uma dica importante para todos que estão a adentrar o mundo das redes sociais para negócios é ter paciência com os resultados. Muitas pessoas acabam por desanimar quando percebem que não há o retorno esperado. É nesse momento que os negócios desistem de suas estratégias.

Mesmo o conteúdo pago, que na teoria gera resultados mais rapidamente, necessita de tempo ou até mesmo de várias tentativas até que encontre o público certo. O segredo está em manter o foco e a paciência e não desanimar facilmente. Assim que a estratégia começa a dar certo, é provável que esse processo de espera comece a diminuir.

pexels photo mobile phone and bloc note

Foto - freestocks.org

Como pode perceber, assim como traçamos estratégias para vencer uma partida de pôquer, também precisamos analisar e traçar um plano quando falamos em redes sociais. E apesar de existirem muitas variáveis que podem mudar a direção dos nossos planos, é importante ser o mais fiel possível ao que pensamos desde o início. E se estar ativo no mundo digital é uma obrigação, mais importante ainda é fazer com que sua presença se mantenha por muito tempo para que seu negócio possa prosperar.