Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre horários de trabalho: Elaboração de horário de trabalho; Intervalo de descanso; Descanso diário; Mapa de horário de trabalho; Afixação e envio de mapa de horário de trabalho; Alteração de horário de trabalho; Banco de Horas
Ou, Isenção de Horário de Trabalho, Trabalho por Turnos, Trabalho Noturno e Trabalho Suplementar

Alteração horario de trabalho

Alteração horario de trabalhofoi criado por RRocha

06 Fev. 2013 16:20 #7154
Boa tarde ! A empresa onde trabalho está a propôr a alteração de horário, acrescentando mais 1 hora de trabalho diário.
Neste momento cifra-se em 7horas e meia diárias, de 2ª a 6ª feira : 9h30m - 13h00m / 14h00m - 18h00m.
A empresa está a propôr prolongar o horário até ás 19h00m, isso é legal ? Não tem de ser negociado, aceite pelo empregado e pago pelo empregador ? E podemos recusar com base na Lei ? Se trabalharmos mais 1 hora diária, ficaremos com 42,5 horas de trabalho semanal, acima do aprovado por Lei, correcto ?
É que a minha vida familiar não me permite estar mais 1hora ao serviço...Gostaria de saber como responder a esta proposta da empresa com fundamentos legais. Muito obrigado !

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Alteração horario de trabalho

08 Fev. 2013 15:04 #7172
Caro RRocha, boa tarde.

Tal como indica, é uma "proposta" que o empregador está a fazer, sendo que o trabalhador tem 14 dias (seguintes à tomada de conhecimento da proposta) para se opor, por escrito. Esta comunicação (datada e assinada) deve ser enviada por correio registado e com aviso de receção. Guarda uma fotocópia para si depois de assinada.

A alteração do horário de trabalho com duração superior a uma semana, apenas é válida se:

- o trabalhador concordar, ou seja, se houver acordo entre as partes quanto à alteração OU
- o contrato INDIVIDUAL de trabalho disser que pode haver alterações ao horário de trabalho inicialmente acordado entre as partes OU
- o contrato COLETIVO de trabalho disser que pode haver alterações ao horário de trabalho inicialmente acordado entre as partes OU
- houver implementação de Banco de Horas: se 75% dos trabalhadores concordarem com a alteração de horário, os restantes 25% sujeitam-se à alteração.

Em caso de nenhuma destas coisas acontecer, o empregador não pode alterar o horário de trabalho por sua única e exclusiva vontade.

Quanto à questão do limite de horas semanais, sugerimos-lhe a leitura do artigo 205 do Código do Trabalho em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro) que pode consultar a partir da página sabiasque.pt/trabalho/legislacao/codigo-do-trabalho.html

Veja se se aplica ao seu caso o que vem descrito nos artigos 56 a 58 do Código do Trabalho em vigor (Lei 7/2009 de 12 Fevereiro) que pode consultar a partir da página sabiasque.pt/trabalho/legislacao/codigo-do-trabalho.html

Respondido por RRocha no tópico Alteração horario de trabalho

12 Fev. 2013 10:20 #7203
Bom dia e muito obrigada pelo tempo e paciência que dispensou para responder à minha dúvida !
Para já não existe movimentação por parte do empregador, sei que foi proposto a outros colegas mas como estamos presentes em 4 cidades do pais, e o meu caso é a sede da empresa, poderá não se aplicar a mim a questão da alteração do horário de trabalho. De qualquer das formas fico mais esclarecido para escolher o passo a dar na eventualidade de "me tocar" a alteração.
Uma vez mais, o meu muito obrigado !
Tempo para criar a página: 0.306 segundos