Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre horários de trabalho: Elaboração de horário de trabalho; Intervalo de descanso; Descanso diário; Mapa de horário de trabalho; Afixação e envio de mapa de horário de trabalho; Alteração de horário de trabalho; Banco de Horas
Ou, Isenção de Horário de Trabalho, Trabalho por Turnos, Trabalho Noturno e Trabalho Suplementar

Formação em dia de descanso

Formação em dia de descansofoi criado por cisa

01 Out. 2018 09:54 #20028
Bom dia a todos, tenho a seguinte questão:

O meu horário é por turnos, sempre trabalhando 2 sábados ou domingos por mês. Eu e a minha equipa fomos agora apresentados com uma formação obrigatória de 4horas,num sábado à tarde, em que estejamos de folga, ou seja, não estejamos escalados, e a realizar se em outro local.
Gostaria de saber até que ponto existe legalidade para o empregador e se, em caso de recusa pela parte do trabalhador, quais são as implicações que poderão acontecer.
Agradeço a vossa ajuda.
Cumps.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Formação em dia de descanso

03 Out. 2018 15:49 - 03 Out. 2018 15:49 #20059
O empregador pode "exigir" que o trabalhador frequente formação profissional em horário pós laboral (que poderá incluir dias de descanso semanal) no tempo equivalente a 2h diárias, ou seja, num total de 10h por semana sem ter de pagar qualquer extra. A formação profissional representa um investimento do empregador nos seus trabalhadores, sendo estes "obrigados" a atender às formações disponibilizadas pelo empregador, no limite diário/semanal que apresentamos em cima, sob pena de, no limite, poderem ser despedidos por "desobediência ao empregador" ou de "incumprimento de dever".
Ultima edição : 03 Out. 2018 15:49 por Beatriz Madeira.
Tempo para criar a página: 0.310 segundos