Todas as dúvidas sobre equipamentos e serviços de apoio aos idosos podem ser colocadas aqui.

pedido de informaçao

pedido de informaçaofoi criado por Pedro Ferreira

15 Nov. 2024 08:55 #24608
(joaquim) - Bon dia, adquiri um bem à 35 anos, trreno com casa, e deixei meus tios là viver com usos e frutos até ao dia da morte deles, de graça, sem pagar renda. Meu tio morreu, minha tia teem 84 anos. O probléma, é que hoje estou na invalidez e gostave de saber se tenho direito de vender para poder melhorar minhas condiçoes de vida. Ao recuperar meu bem.Agradeço desde ja sua ajuda. Cumprimentos

Respondido por Beatriz Madeira no tópico pedido de informaçao

15 Nov. 2024 14:27 #24610
Compreendemos a situação e a necessidade de melhorar a sua qualidade de vida. A questão dos direitos sobre imóveis e possibilidade de venda do imóvel, considerando o histórico de ocupação pelos seus tios/tia, envolve aspetos legais complexos.

É importante sublinhar que cada caso é único e a solução ideal dependerá das circunstâncias específicas. A venda do imóvel, em princípio, será possível, mas é preciso garantir que os direitos da sua tia sejam respeitados.

A ausência de um contrato de habitação formal pode gerar incertezas quanto aos direitos de ambas as partes. Mesmo sem contrato, a longa ocupação pode gerar um direito adquirido de habitação, especialmente considerando a idade avançada da sua tia.

A idade avançada de sua tia pode ser um fator relevante na avaliação do seu direito à habitação. A Constituição da República Portuguesa garante o direito à habitação e a Lei do Arrendamento Urbano também pode ser aplicada em determinadas situações.

Por outro lado, a sua situação de invalidez pode ser um fator a considerar na procura por soluções que garantam a sua qualidade de vida.

Possíveis soluções e recomendações:
  1. Negociação de uma solução que seja benéfica para ambos, como a venda do imóvel e a utilização parcial do valor da venda para garantir uma habitação adequada para ela.
  2. Se não for possível um acordo amigável, pode ser necessário recorrer aos tribunais (decisão judicial) para obter uma decisão sobre direitos e possibilidade de venda.
  3. Informar-se sobre os programas de apoio social disponíveis que podem ajudar a encontrar uma nova habitação para a sua tia ou outras respostas sociais para pessoas idosas.
  4. Pensamos ser importante consultar um advogado especializado em direito imobiliário e familiar poderá analisar a sua situação e orientá-lo sobre os procedimentos legais a seguir.
  5. Será igualmente importante documentar tudo, reunir todos os documentos relacionados com o imóvel, como escritura, comprovativos de pagamento de impostos, etc.

A venda do imóvel é uma decisão importante que deve ser tomada com cuidado e com o apoio de profissionais qualificados. Manter a calma e buscar uma comunicação aberta e respeitosa com sua tia pode facilitar a resolução do problema de forma amigável.

---
Nota: Esta informação tem caráter meramente informativo e não substitui uma consulta de um advogado especializado.
Tempo para criar a página: 0.427 segundos