Boa Tarde...
Estou prestes a embarcar numa nova situação laboral e não consigo arranjar resposta para as minhas dúvidas. :huh:
Sou casado e atualmente tenho residência fiscal em Portugal. No entanto e devido a problemas financeiros arranjei trabalho numa empresa estrangeira (com sede fora da União Europeia). Se tudo correr pelo melhor estarei ou no México ou na China, nos próximos 10 anos. Irei arrendar apartamento no país para onde for. As minhas vindas a Portugal passaram a ser esporádicas, nunca perfazendo mais de 180 dias por ano. A minha esposa, vai ficar por cá, juntamente com a minha filha, tanto por motivos familiares como por motivos laborais da parte dela. Gostaria que me pudessem responder às seguintes questões…
1- Onde pago o IRS?
2- Se for pago no estrangeiro, sendo essa a situação que irá ocorrer, que devo fazer para informar o meu país de que estou a pagá-lo noutro lado?
3- Terei de preencher declaração de IRS em Portugal?
4- Terei de pagar alguma coisa em Portugal, apesar de o pagar noutro país?
5- Visto ter IRS partilhado com a minha mulher, como poderá ela apresentar o IRS dela, se eu não o entregar?
6- Como fica a minha situação e a da minha mulher em relação à “residência fiscal”? Qual a minha e qual a dela?
7- Como fica a minha situação para com a Segurança Social? Poderei continuar a pagar um valor fixo, para não perder anos de descontos?
8- Se não pagar segurança social e tiver um problema de saúde em Portugal, como serão pagas essas despesas de saúde?
9- O salário, sendo pago por uma empresa estrangeira, poderá ser pago para a minha conta, existente em banco no território nacional? Existe algum imposto a pagar sobre este dinheiro visto serem divisas que entram do exterior?
10- Seria financeiramente proveitoso divorciar-me para prosseguir com esta caminhada?
Espero que me possam esclarecer nestas dúvidas e muitas outras referentes a esta situação tão particular. Se acharem por bem, esclarecer algo mais que não tenho focado ou que achem pertinente, não hesitem, por favor.
Por favor ajudem-me pois tenho obtido as respostas mais variadas e contraditórias.

Obrigado