Caro APedro, boa tarde.
Vamos tentar responder às suas questões todas mas, desde já, sugerimos que consulte igualmente as seguintes entidades:
SEGURANÇA SOCIAL (SS) - Tel. 808 266 266 (dias úteis das 08h00 às 22h00), custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiário (NISS).
DIREÇÃO GERAL DE CONTRIBUIÇÕES E IMPOSTOS (DGCI) - Tel. 707 206 707 (dias úteis das 08h30 às 19h30), chamada de valor acrescentado. Quando ligar tenha consigo o Número de Identificação Fiscal (NIF).
Fale igualmente com um advogado e com um contabilista.
1- Onde pago o IRS? Se a sua mulher fica a residir em Portugal e apresentam a declaração conjuntamente, deverá continuar a entregar a sua declaração em Portugal.
2- Se for pago no estrangeiro, sendo essa a situação que irá ocorrer, que devo fazer para informar o meu país de que estou a pagá-lo noutro lado? Esta questão deverá ser esclarecida com a DGCI.
3- Terei de preencher declaração de IRS em Portugal? À partida, sim.
4- Terei de pagar alguma coisa em Portugal, apesar de o pagar noutro país? Esta questão deverá ser esclarecida com a DGCI.
5- Visto ter IRS partilhado com a minha mulher, como poderá ela apresentar o IRS dela, se eu não o entregar? Tem que fazer a declaração conjunta na mesma.
6- Como fica a minha situação e a da minha mulher em relação à “residência fiscal”? Qual a minha e qual a dela? A residência fiscal da sua mulher é em Portugal, a sua é no México ou na China, mas esta questão deverá ser esclarecida com a DGCI.
7- Como fica a minha situação para com a Segurança Social? Poderei continuar a pagar um valor fixo, para não perder anos de descontos? Existem acordos da SS com países extra-comunitários, pelo que deverá esclarecer esta situação com a SS.
8- Se não pagar segurança social e tiver um problema de saúde em Portugal, como serão pagas essas despesas de saúde? A resposta anterior aplica-se a esta questão igualmente.
9- O salário, sendo pago por uma empresa estrangeira, poderá ser pago para a minha conta, existente em banco no território nacional? Existe algum imposto a pagar sobre este dinheiro visto serem divisas que entram do exterior? Esta questão deverá ser esclarecida com a DGCI.
10- Seria financeiramente proveitoso divorciar-me para prosseguir com esta caminhada? Aqui, a melhor sugestão que lhe podemos dar é que o advogado e o contabilista podem ser de grande valor. Coloque-lhes esta e as outras questões igualmente, de forma a poder "comparar" as respostas e tomar uma decisão consciente.