É claramente um direito seu falar com o seu representante (advogado) no Tribunal de Trabalho. Quem lhe está a vedar o acesso a ele está a obstar a um direito seu de interagir com o seu advogado (é quase como se estivesse a negar a sua intervenção e a sua defesa dos seus interesses). Nem deveria ter de dar explicações, mesmo sendo um representante oficial do Ministério Público, é o seu advogado! E, sim, deve clarificar a questão do pagamento, tem direito a isso, à clarificação e ao pagamento! Se tiver oportunidade de contactar/consultar um advogado que lhe diga como proceder, tanto melhor, uma vez que já se percebeu que poderá ser difícil e em tempo útil contactar o seu advogado do Tribunal de Trabalho.
Quanto a esta questão, se considerar pertinente, sugerimos-lhe que faça uma queixa escrita à Provedoria de Justiça (
www.provedor-jus.pt/quem-somos/perguntas...tes/submeter-queixa/
) explicando sucintamente o seu caso e as tentativas de chegar ao contacto com o seu representante no Tribunal de Trabalho e aquilo que lhe têm vindo a responder. Faça igualmente menção ao facto de ainda não ter recebido o dinheiro correspondente à sua baixa pela Segurança Social nem pelo seguro e que o despacho não indica nada sobre o pagamento no despacho que recebeu. No final, peça para que ambas as situações sejam analisadas. Isto serve para que a Provedoria de Justiça, que se ocupa com os direitos dos cidadãos, verifique o seu caso e lhe dê mais informação. Por norma são rápidos na resposta (15 dias a 3 semanas), mas depende, obviamente, do caso em si.