Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

Tenho direito a indemnização?

Tenho direito a indemnização?foi criado por Pedro Ferreira

02 Nov. 2010 18:39 #969
Idade: 35
escrito por Pedro Pereira, Outubro 28, 2010

Em Junho do corrente aceitei convite de grupo estrangeiro de assumir o cargo de administrador da mesma. No final de Setembro estes decidem por questões de "austeridade" desistir do projecto. Face a tal situação fiquei numa situação de desemprego sem direito a subsidio de desemprego. A minha questão é : Com 4 meses de efectivo tenho direito a indemnização de férias bem como férias não gozadas e o respectivo % de Natal ? Após um mês ainda não recebi quaisquer contas finais. Que devo fazer ?

Obrigado

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Tenho direito a indemnização?

03 Nov. 2010 17:02 - 28 Mar. 2024 20:19 #988
Um trabalhador com vínculo laboral efetivo (contrato sem termo), em caso de despedimento, tem direito a receber:

- 1 mês de remuneração por cada ano de trabalho (de forma proporcional)
- dias de férias não gozados e respetivo subsídio (no ano da contratação contam 2 dias de férias por cada mês de trabalho)
- subsídio de férias (relativo ao ano seguinte, de forma proporcional, 1/12 por mês trabalhado)
- subsídio de Natal (relativo ao meses trabalhados no ano da cessação de contrato, de forma proporcional, 1/12 por mês trabalhado)

Os valores em dívida ao trabalhador devem ser pagos até ao último dia de execução do contrato entretanto cessado. Se tal não acontecer, havendo acordo entre as partes, há que cumprir. Se não tiver havido qualquer acordo, a sugestão é que envie uma carta registada com aviso de receção para o empregador em dívida, expondo o caso e solicitando pagamento até determinada data. Se não houver resposta ou cumprimento do prazo definido, poderá recorrer à ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho (contactos em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx ) ou o MTSS - Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social pela Linha de Atendimento Telefónico 218 401 012 para saber como proceder.
Ultima edição : 28 Mar. 2024 20:19 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.299 segundos