Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

novo ordenado

novo ordenadofoi criado por ruijorge

30 Abr. 2013 14:57 #7897
Boa tarde.

Tenho um trabalho há 5 anos no qual não fiz qualquer tipo de contrato. Combinamos os detalhes e fiquei efectivo na empresa e nada tenho a dizer relativamente a pagamentos ( tudo a tempo e horas e como combinado)

Há pouco mais de um mês o meu patrão pediu-me ( devido a dificuldades financeiras) se concordava em baixar o ordenado para que assim se continuasse a trabalhar( a firma e os trabalhadores).

A minha dúvida é como não existia contrato de trabalho como faremos agora a nova alteração, e se estes ultimos anos de trabalho posso perder alguma regalia. Por exemplo no caso de despedimento daqui a 1 ano.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico novo ordenado

30 Abr. 2013 15:27 #7900
Caro Rui Jorge, boa tarde.

O empregador não pode alterar as condições contratuais negociadas individualmente com cada trabalhador sem que haja acordo com o trabalhador em causa, mesmo em situações em que não há um contrato escrito.

Estamos aqui a falar de situações em que não vigora um instrumento de regulamentação coletiva de trabalho (IRCT ou CCT) ou qualquer outro tipo de regulamentação específica para o setor de atividade e que, portanto, o contrato individual de trabalho, mesmo não escrito, estabelece as condições e características da relação laboral.

As alterações podem estar relacionadas com o horário de trabalho, a antiguidade, as diuturnidades, os complementos à remuneração, o valor da própria remuneração, o local de exercício de funções, as próprias funções, os subsídios, entre outras coisas.

Assim, qualquer alteração deve ser feita com base num acordo entre as partes, em que empregador e trabalhador concordam e assinam um documento que confirma esse acordo.