Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

Dúvida carta de despedimento

T Autor do tópico
tati0 Desligado
Membro Sénior
  • Avatar de tati0
    tati0
    • Mensagens: 4
    • Thanks: 0

    Dúvida carta de despedimento

    18 Abr. 2013 19:43
    #7812
    Boa tarde. Trabalhei numa empresa tendo assinado um contrato de trabalho a termo certo (6 meses). Só trabalhei por 2 meses tendo ficado de baixa por doença psicológica (situação desencadeada pelas condições de trabalho) há 2 semanas. Agora, a baixa foi prolongada para mais um mês. Quero despedir-me e não quero voltar à empresa porque fui ameaçada pelos patrões. Posso usar o modelo de carta de denúncia de contrato pelo trabalhador com aviso prévio? A minha dúvida é se coloco na carta à mesma, que cumpro os 30 dias... é que tenho baixa para um mês... Se me puderem ajudar, agradeço muito. Não quero ter que pagar uma indemnização depois do que me fizeram lá passar.

    Obrigado

    Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

    B
    bmadeira@sabiasque.pt Desligado
    Moderador
  • Avatar de bmadeira@sabiasque.pt
    bmadeira@sabiasque.pt
    • Mensagens: 8718
    • Thanks: 706

    Re: Dúvida carta de despedimento

    24 Abr. 2013 15:55 - 07 maio 2023 20:27
    #7853
    Cara tati, boa tarde.

    Escreve a sua carta "normalmente", com aviso prévio de 30 dias seguidos a contar da data em que escreve/envia a carta. Atenção, veja se o contrato diz que o prazo de aviso prévio é diferente dos 30 dias. Há que cumprir o que está estipulado no contrato.

    Envie a carta por correio registado e com aviso de receção e guarda para si uma fotocópia da carta depois de datada e assinada, a que junta o registo do envio e, posteriormente, o aviso de receção (quando o receber). Desta forma garante uma desvinculação perfeitamente legal.

    Nos links em baixo encontra modelos de carta de denúncia de contrato pelo trabalhador:

    - sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...om-aviso-previo.html

    - sabiasque.pt/trabalho/legislacao/resumos...om-aviso-previo.html

    Mais três chamadas de atenção:

    1. O período de aviso prévio pode ser cumprido durante o período de baixa.

    2. O empregador deve pagar-lhe o que vem descrito em sabiasque.pt/trabalho/legislacao/562-den...om-aviso-previo.html

    3. O trabalhador que denuncia o contrato por sua iniciativa perde direito a requerer o subsídio de desemprego.
    Ultima edição : 07 maio 2023 20:27 por Pedro Ferreira.

    Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

    Publish modules to the "offcanvas" position.