Responder: Período experimental sem ter assinado contrato

Nota: Está a publicar a mensagem como 'Convidado', não poderá editar a mensagem ou apagar
Por favor, Iniciar sessão ou Registar para saltar este passo.

Seu endereço de e-mail nunca será exibido no site.

reCaptcha

Histórico do tópico: Período experimental sem ter assinado contrato

Max. mostrar os últimas 6 mensagens - (Última mensagem primeiro)

Olá Ricardo

A tua pergunta é muito relevante e envolve três pontos distintos do Código do Trabalho: contrato sem forma escrita, período experimental, e dispensa de aviso prévio durante esse período. Vamos esclarecer cada um:

1. Trabalhar sem contrato escrito — é válido?

Sim. Mesmo sem contrato escrito, se começares a trabalhar, considera-se que existe um contrato de trabalho válido. O Código do Trabalho presume a existência do contrato quando há:

• Prestação de atividade;
  • Subordinação jurídica;
  • Remuneração.

Portanto, tens contrato efetivo, mesmo que não o tenhas assinado.

2. Período experimental — aplica-se automaticamente?

Sim. O período experimental aplica-se por lei, mesmo sem contrato escrito, desde que não tenha sido excluído por acordo.
Para contratos sem termo (efetivos), o período experimental é de:
  • 90 dias, salvo se outro prazo for acordado por escrito.

Portanto, tens direito ao período experimental de 90 dias, mesmo sem contrato assinado.

3. Posso sair sem aviso prévio durante o período experimental?

Sim, mas com nuances:
  • Durante o período experimental, qualquer das partes pode cessar o contrato sem aviso prévio, nos primeiros 30 dias.
  • Após os primeiros 30 dias, o trabalhador deve dar 3 dias de aviso prévio (Artigo 114.º, n.º 3).

Ou seja:
Momento da saídaAviso prévio necessário
Até ao 30.º diaNão
Após o 30.º dia3 dias

Em resumo
SituaçãoAplicação legal
Começa a trabalhar sem contratoContrato válido
Período experimental automático90 dias (contrato sem termo)
Saída sem aviso nos primeiros 30 diasPermitido
Saída após 30.º diaRequer 3 dias de aviso prévio

(Ricardo) - Se começar a trabalhar sem ter assinado um contrato escrito, fico com contrato efetivo, mas também fico automaticamente com 90 dias de período experimental ou nesse caso não tenho direito ao período experimental? E posso sair a qualquer momento nesse período experimental sem ter que dar aviso prévio?

Publish modules to the "offcanvas" position.