Skip to main content
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

Declaração contrato tempo indeterminado

Declaração contrato tempo indeterminadofoi criado por Cunha88

30 Out. 2018 20:16 #20125
Boa noite.
A entidade patronal enviou me uma declaração para assinar ( no caso de ser verdade ) uma declaração onde afirmo nunca ter celebrado um contrato de tempo indeterminado! Eu sei que nunca assinei com exceção do meu primeiro emprego em 2006! Não me recordo se assinei contrato sequer embora tenha ideia que sim, mas se assinei julgo que foi sem termo! Trabalhei lá 24 meses e nunca houve lugar a renovações de contrato isso tenho a certeza. Visto ser primeiro emprego para eles terem os apoios que na altura existiram julgo que teria que ser um contrato sem termo.
Será que em algum local é possível confirmar isso? A empresa em questão aparentemente já não têm esses documentos.
Grato pela atenção.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Declaração contrato tempo indeterminado

23 Nov. 2018 10:52 - 23 Nov. 2018 10:53 #20226
A situação parece-nos "mal contada" da parte do empregador... este não tem de pedir-lhe para assinar nada, sobretudo se não assinou nenhum contrato ou se assinou um contrato sem termo ou por tempo indeterminado...

Se não assinou nenhum contrato, fica a saber que um trabalhador que presta serviço para uma empresa/empregador por um período superior a 90 dias consecutivos (3 meses iniciais equivalentes ao período experimental "geral") sem que haja um contrato escrito, mas com os descontos mensais para a Seg. Social feitos, tem uma situação contratual equivalente à do trabalhar com vínculo laboral sem termo, ou seja, efetivo. Para verificar se os seus descontos estão a ser feitos (se tem a carreira contributiva ativa) será preciso consultar a Seg. Social diretamente.

Se assinou um contrato a termo indeterminado, este só termina ao fim de 6 anos.

Se assinou um contrato sem termo, está efetivo após o fim do período experimental.

Isso da "empresa em questão aparentemente já não (ter) esses documentos" parece-nos muito estranho... então uma empresa "perde" os documentos do trabalhador?! Saiba que pode ir para tribunal com uma queixa por isso, por lhe "perderem os papeis"... basta fazer a queixa na ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho (contactos em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html ). Pelo que diz, a empresa agora quer pedir apoios relativos a um "primeiro emprego" e está a pedir-lhe que, ao assinar o documento, abdique de todos os direitos adquiridos no tempo que lá trabalhou para eles terem subsídios...

Deixamos-lhe a sugestão de que consulte a ACT para esclarecer os seus direitos e, eventualmente, fazer a denúncia duma situação que nos parece "fugir" um pouco à lei.
Ultima edição : 23 Nov. 2018 10:53 por Beatriz Madeira.
Tempo para criar a página: 0.417 segundos