Fórum

Espaço aberto à discussão
× Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

Rescisão antes do início do contrato

21 maio 2018 11:16 #19428 por Rui Costa
Rescisão antes do início do contratofoi criado por Rui Costa
Estou neste momento a acabar a licenciatura e estou em vários processos de recrutamento. Recebi uma oferta à qual tenho de dar resposta esta semana, a iniciar em setembro, se assinar contrato e até setembro receber uma proposta com melhores condições posso rescindir o contrato ou terei algum problema?

Obrigado!

Por favor Autenticar ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

21 maio 2018 12:53 #19431 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Rescisão antes do início do contrato
Não deverá ter problemas se denunciar o contrato durante o período experimental, desde que o contrato que assine (ou qualquer contrato de trabalho) não diga que tem de cumprir um prazo X de aviso prévio, aplicável também durante período experimental. Ou seja, o contrato de trabalho deverá dizer que tem X tempo de período experimental e que o prazo de aviso prévio (depois de cumprido o período experimental) é de X dias/meses. Para ajudá-lo, o nr. 1 do artigo 114 do Código do Trabalho em vigor, aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, na redação atual (em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ) é bastante claro: "Durante o período experimental, salvo acordo escrito em contrário, qualquer das partes pode denunciar o contrato sem aviso prévio e invocação de justa causa, nem direito a indemnização.".

12 Jul. 2018 11:36 #19643 por David Nogueira Moreira
Respondido por David Nogueira Moreira no tópico Rescisão antes do início do contrato
Olá,

Tenho exatamente esta dúvida... Mas o que se sucede se denunciar o contrato antes de o mesmo iniciar, ou seja, antes do período experimental? É possível ser sem aviso prévio?

Moderadores: Ana Brito
Desenvolvido por Kunena

Destaques Agenda

Comentários Recentes

Kunena Avatar Diogo Vale
16 hours 58 minutes

Boa tarde Trabalhei o ano todo a ful time e em Maio mudei para part time. No enatnto só recebi 435€ de subsídio de féria ...

Kunena Avatar José Silva
2 days 10 hours

Animar seria iludir. A verdade pode magoar, mas nunca poderá ofender e nunca poderá insultar. Eu nunca iria contaminar um P ...

Kunena Avatar Ricardo Miguel
3 days 22 hours

(estou sem teclado PT) Ohh Jose Silva... Voce e tao motivador... Se esta assim tao convencido que as coisas funcionam desse m ...

Kunena Avatar Hugo
7 days

No final de Junho trabalhei um domingo, tendo adquirido um dia para gozar na semana seguinte, tal como seria de esperar, mas ...

Kunena Avatar Eugénio Paixão
7 days 1 hour

Gostaria de saber se legalmente posso ter direito a folga semanal se iniciar período de férias em dia diferente de uma segu ...