Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

Prazo de pagamento após rescisão de contrato

Respondido por angeloguedes no tópico Prazo de pagamento após rescisão de contrato

17 Ago. 2019 16:58 #21401
Boa Tarde,

Eu meti a minha demissão dia 12 de agosto deste mes como o meu tempo na empresa é menos de 2 anos tenho de dar 30 dias, e neste momento estou a cumprir o pre aviso e estou a dar o tempo a casa. Quando é que eu tenho de receber os meus direitos, subsidio de ferias, natal e por ai fora? É no ultimo dia que dou a casa, ou passado um mes? E se é legal pagarem no proximo mes?

Agradeço uma resposta,
Angelo Guedes

Respondido por angeloguedes no tópico Prazo de pagamento após rescisão de contrato

12 Set. 2019 09:55 #21433

Ângelo Guedes escreveu: Boa Tarde,

Eu meti a minha demissão dia 12 de agosto deste mes como o meu tempo na empresa é menos de 2 anos tenho de dar 30 dias, e neste momento estou a cumprir o pre aviso e estou a dar o tempo a casa. Quando é que eu tenho de receber os meus direitos, subsidio de ferias, natal e por ai fora? É no ultimo dia que dou a casa, ou passado um mes? E se é legal pagarem no proximo mes?

Agradeço uma resposta,
Angelo Guedes


Gostava mesmo de ter uma resposta

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Prazo de pagamento após rescisão de contrato

23 Out. 2019 17:35 #21615
O prazo legal é o último dia de trabalho, dia este em que o dinheiro deve estar disponível para o trabalhador. O empregador só poderá pagar depois de terminada a relação laboral se o trabalhador concordar. Se não concordar, ou nem sequer foi consultado nesta decisão, então pode pedir juros de mora e/ou fazer queixa na ACT (contactos em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html ).

Respondido por Gabrielasaldanha51 no tópico Prazo de pagamento após rescisão de contrato

11 Fev. 2022 14:23 #22573
Boa tarde, 

o meu contrato a termo certo acabou dia 17 de Janeiro de 2022. A empresa dia 28 de Janeiro de 2022 pagou o total trabalhado e as variantes (comissões/sub. Alimentação etc) referentes ao mês de Dezembro. Hoje é dia 11 de Fevereiro e ainda não me pagaram o resto, variantes de Janeiro e o facto de me teres despedido por caducidade do contrato. Gostaria de saber se não era suposto eles no final do mês de janeiro já terem as contas finais. 

Muito obrigada! 

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Prazo de pagamento após rescisão de contrato

22 Fev. 2022 10:39 #22581
Bom dia. Sim, de facto, o empregador tem obrigação legal de, até ao último dia de trabalho, disponibilizar o valor equivalente às compensações devidas por término ou rescisão de contrato. Não é até ao fim do mês ou no mês seguinte, é no dia em que o trabalhador finaliza a sua prestação de trabalho para a empresa... O que acontece, numa maioria de vezes, é que as empresas têm softwares de gestão/contabilidade que apenas permitem "fazer as contas" dos trabalhadores em determinados dias do mês, o que origina problemas como o que nos apresenta. O facto das "contas" de janeiro ainda não terem sido feitas tem, provavelmente, essa justificação.
Os seguintes utilizadores Agradeceram: Pedro Ferreira

Respondido por Biduduca no tópico Prazo de pagamento após rescisão de contrato

12 Abr. 2022 23:11 #22672
Olá boa noite recentemente eu enviei uma carta pedindo demissão do meu emprego mas não lhe dei o prazo de 30 dias simplesmente entreguei nenhum dia e sair no outro o meu contrato era part-time mas já tinha mais de 1 anoNeste caso eu precisava embora com urgência e tudo foi amigável é compreensível mas gostaria de saber em quanto tempo eles têm de prazo para poder efetuar o pagamento da minha rescisão de contrato que foi feita por minha parte?
Como eu não pode dar os 30 dias à casa deixei claro na minha carta de demissão que abrir a mão dos direitos que me assistia mas que o restante quero acerto do tempo em que estive eu queria receber gostaria de saber qual é o prazo que eles têm para me pagar?
 
Tempo para criar a página: 0.364 segundos