Cara Cláudia Gonçalves, bom dia.
A entidade que recebe denúncias sobre relações laborais é a ACT (1), e pensamos que, para além de fazer a denúncia da situação, poderá apresentar queixa contra a gerência da bomba, contra a empresa proprietária da bomba e contra a tal "outra empresa" de segurança.
Se considerar adequado, não deixe de fazer a denúncia e as queixas, uma vez que todos devem ser punidos pela total falta de respeito para consigo e que a sua denúncia e queixas poderão dar origem a que, de futuro, não se continuem a tratar as pessoas desta forma.
No entanto, como se despediu, poderá chegar à ACT e ouvir algo do género "como já não tem vínculo a empresa, não podemos aceitar a denúncia/queixa". Mas como existe a possibilidade de fazer a denúncia pela Internet, poderá ser uma boa via de "chegar lá", apenas terá que aproveitar o texto que nos enviou em cima.
Se isto não resultar, ou não for aquilo que pretende fazer, podemos sugerir-lhe ainda que faça o seguinte:
- Apresente queixa no Tribunal de Trabalho da área geográfica correspondente à morada da sede da empresa, neste caso de cada uma delas, cujos contactos poderá encontrar a partir de
www.citius.mj.pt/Portal/ContactosTribunais.aspx
- Apresente o caso à Provedoria de Justiça por carta registada e com aviso de receção para Rua Pau de Bandeira 9, 1249-088 Lisboa, pedindo que seja exigido a ambas as empresas o devido pagamento dos valores em dívida (e/ou mais alguma coisa que considere adequado por "danos morais"). Existe também uma Linha Azul: 808 200 084 e a possibilidade de queixa on-line em
www.provedor-jus.pt/quem-somos/perguntas...tes/submeter-queixa/
- Contacte a CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego para expor o caso e saber se a podem ajudar (aconselhamento jurídico ou outro apoio).
Linha Verde: 808 204 684 de 2ª a 6ª feira das 10h30-12h30 e das 14h30-16h30
Atendimento presencial por marcação pelo nr. 217 803 709
Morada: Rua Viriato 7 - 1º, 2º e 3º andares, 1050-233 Lisboa
(1) Contactos da ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho:
1. Presencialmente nas Lojas do Cidadão (nem todas têm atendimento da ACT) - ver localidade/morada em
www.gov.pt/acesso-aos-servicos-publicos-...nas-lojas-de-cidadao
2. Presencialmente nos Centros Locais - ver serviços desconcentrados em
portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx
3. Online por escrito em
portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx
4. Pelo número 707 228 448, nos dias úteis das 9h30-12h30 e das 14h00-17h30
5. Online queixa/denúncia em
portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx