Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

Estágio IEFP

Estágio IEFPfoi criado por Crisapm

01 Abr. 2014 19:07 #11028
Boa tarde.

Estou a fazer um estágio-emprego do IEFP num gabinete de psicologia, desde 30 de Dezembro de 2013. Acontece que pretendo deixar este estágio porque o plano não está a ser cumprido e estou a fazer todo o tipo de funções, desde recepcionista, secretária e assistente pessoal. São estes os motivos que me levam a desistir, no entanto, como não quero prejudicar a responsável da entidade, não pretendo alegar estes mesmos motivos no IEFP.
Assim sendo, gostaria de encontrar uma solução que seja favorável para mim (que me permita beneficiar de outro estágio IEFP) e para a entidade (que possa receber mais estagiários).

Pensei no mútuo acordo, contudo, não sei que motivos atendíveis poderei apontar. Alguém sabe? Por exemplo, inadaptação é um motivo atendível?

Obrigada.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Estágio IEFP

02 Abr. 2014 14:16 - 15 Dez. 2023 09:49 #11038
Cara Crisapm, boa tarde.

Por norma, quando é o trabalhador (mesmo estagiário) a rescindir o contrato de trabalho, há sempre "represálias" e, no caso do estágio, uma delas poderá ser a perda de direito de se recandidatar a uma qualquer medida de emprego, incluindo novo estágio. No entanto, será conveniente consultar o regulamento que abrange a sua medida de emprego a fim de confirmar esta informação.

A rescisão contratual por mútuo acordo não precisa de uma "justificação", mas importa que ambas as partes estejam de acordo. Atenção que o mútuo acordo está compreendido numa "opção voluntária" do trabalhador em ficar desempregado, podendo igualmente ser alvo das referidas "represálias".

Quanto à "inadaptação", este tipo de despedimento deve acontecer por iniciativa do empregador, "ilibando" o trabalhador das "represálias" e está devidamente explicada a partir do artigo 373 do Código do Trabalho em vigor (aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, com alterações posteriores, disponível em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ).
Ultima edição : 15 Dez. 2023 09:49 por Pedro Ferreira.

Respondido por Crisapm no tópico Estágio IEFP

02 Abr. 2014 14:23 #11039
Boa tarde!

Obrigada pela sua resposta.

Hoje falei com o IEFP e desaconselharam-me a fazer mútuo acordo, na medida em que os motivos desse mútuo acordo podem ser prejudiciais para mim (podem impossibilitar-me de fazer novo estágio) e para a entidade (pode ficar também inibida de ter mais estagiários). Por exemplo, se o motivo for "inadaptabilidade".

Sugeriram-me duas opções:

1 - Desisto do Estágio alegando que o plano de estágio não está a ser cumprido pela entidade, o que é a verdade. Tenho feito funções que nada tem a ver com o que foi definido. Neste caso, posso fazer novo estágio e a entidade é que fica inibida de realizar mais estágios.

2 - A entidade desiste do estágio, alegando que não tem condições para cumprir com o plano por falta de clientes, decréscimo da atividade, pelo que não se justifica ter mais uma psicóloga. Nessa caso, posso fazer novo estágio e a entidade também, mas noutra área que não a psicologia, que, no fundo, é o que a empresa precisa, de um estágio em secretariado ou na área administrativa (o meu trabalho tem sido isto).

Cumprimentos

Respondido por ktcenourinha no tópico Estágio IEFP

03 Abr. 2014 10:00 #11056
Bom dia!

Estou num caso semelhante ao seu, o que difere são as razões de rescisão do estágio. Que no eu caso são que não estou na área que desejo e possivelmente estou interessada em mudar de área, já tenho em vista uma ou outra empresa.
A minha pergunta é como contactou com o IEFP, foi por telefone ou pessoalmente?
se foi por telefone pode-me dizer que numero contactou, sff.

Obrigada

Respondido por Crisapm no tópico Estágio IEFP

03 Abr. 2014 10:09 - 12 maio 2023 15:31 #11057
Bom dia!

Pois, no meu caso, o estágio é na área que desejo (Psicologia), contudo estou a fazer tarefas que nada têm a ver com Psicologia, daí querer sair.

Os seus motivos para querer desistir penso que não são atendíveis para o IEFP, ou seja, se desistir por esses motivos provavelmente fica 12 meses sem puder beneficiar de outro estágio financiado. Penso que será bom pensar noutra estratégia.

Eu contactei o IEFP da minha área de residência e outros próximos daqui da zona.

É uma questão de ir ao site do IEFP, escolher a cidade e aparecem lá os contactos ( www.iefp.pt/redecentros ). Quando ligar, diga que pretende falar com alguém responsável pelos estágios.

Cumprimentos
Ultima edição : 12 maio 2023 15:31 por Pedro Ferreira.

Respondido por ktcenourinha no tópico Estágio IEFP

03 Abr. 2014 11:54 #11059
Obrigada pela rápida resposta.
Pois a duvida quero tirar é exactamente essa, se o facto de o estágio não estar a corresponder as minhas expectativas em termos do que quero fazer realmente, se posso ingressar noutro, ate porque já teria outra empresa interessada em mim.
Mas vou fazer isso, vou ligar e falar com eles para perceber a minha margem de manobra em relação à situação.

Obrigada,
E boa sorte :)
Tempo para criar a página: 0.353 segundos