Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Coloca aqui as tuas dúvidas sobre rescisões e celebrações de contratos de trabalho.

sera que o patrao me pode despedir?

sera que o patrao me pode despedir?foi criado por Pedro Ferreira

09 Nov. 2010 18:59 #1020
tenho um contrato de trabalho a tempo incerto desde maio de2010 mas tive um acidente de trabalho em julho de2010 estou no seguro sera que o patrao me pode despedir? sera que tenho direito a receber o subsidio de natal?

Respondido por Beatriz Madeira no tópico sera que o patrao me pode despedir?

15 Nov. 2010 12:51 - 28 Mar. 2024 20:06 #1047
O empregador pode fazer cessar o contrato a termo incerto desde que comunique ao trabalhador com a antecedência mínima de 7, 30 ou 60 dias conforme o contrato tenha durado até seis meses, de seis meses a dois anos ou mais de dois anos.

Porque se trata de um tipo de contratação que não tem um "prazo" definido, o empregador apenas tem que cumprir os prazos de aviso prévio para fazer uma cessação de contrato no "cumprimento da lei".

Pode, no entanto, recorrer à ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho (contactos em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx ) ou ao MTSS - Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social pela Linha de Atendimento Telefónico 218 401 012 para saber o que pode fazer para contestar um despedimento durante uma baixa por acidente de trabalho.

Quanto ao subsídio de Natal, este é pago de forma proporcional aos meses trabalhados no ano de cessação de contrato (1/12 por cada mês de trabalho), sem contar com os meses da baixa, contam apenas os meses em que trabalhou efetivamente.
Ultima edição : 28 Mar. 2024 20:06 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.257 segundos