Skip to main content
Bem-vindo, Visitante

Responder: Pagamento de Subsídios

Nota: Está a publicar a mensagem como 'Convidado', não poderá editar a mensagem ou apagar
Por favor, Iniciar sessão ou Registar para saltar este passo.

reCaptcha

X

Histórico do tópico: Pagamento de Subsídios

Max. mostrar os últimas 6 mensagens - (Última mensagem primeiro)

  • Beatriz Madeira
  • Avatar de Beatriz Madeira
22 Nov. 2013 12:37

Cara mamã14, bom dia.

Quando o empregador não paga a parte dos subsídios relativos a períodos de baixa/licença dos trabalhadores, estes devem, efetivamente, requerer à Seg. Social o pagamento das "Prestações compensatórias" de subsídio de Natal e/ou férias relativas ao período de baixa/licença, conforme descrito nas páginas www4.seg-social.pt/subsidio-de-doenca ou www4.seg-social.pt/subsidio-parental do site da Seg. Social (último separador horizontal).

  • mamã14
  • Avatar de mamã14
21 Nov. 2013 00:38

Boa noite,

Gostaria de obter esclarecimentos relativos à seguinte situação:

Sou trabalhadora de uma IPSS com contrato de trabalho sem termo. Encontro-me de baixa por Situação de Risco Clínico durante a Gravidez desde o dia 9 de Setembro de 2013. Hoje fui informada pela minha entidade patronal que o subsídio de natal só me irá ser pago relativamente ao período em que prestei serviço e que os restantes meses terão que ser pagos pela Seg. Social através do Requerimento das Prestações Compensatórias a partir de 1 de Janeiro de 2014. Terá que ser mesmo a Seg Social a pagar?

Como estarei de licença de maternidade até finais de Maio de 2014 e uma vez que lhes coloquei esta questão relativamente aos subsídios de Férias e de Natal a serem pagos em 2014, responderam-me que o procedimento será o mesmo, isto é, em 2014 não perderei o direito a dias de férias mas que relativamente ao pagamento dos subsídios irei receber o correspondente aos meses em que trabalhar e que o estante terá que ser requerido em Janeiro de 2015 à Segurança Social. A entidade patronal invoca o Decreto-Lei n.º 133/2012 de 27 de Junho, que altera alguns artigos do Decreto Lei n.º 91/2009 de 9 de Abril (art. 7.º ; 66.º; 21.º - e 37-A.

A minha dúvida prende-se com o seguinte: terá mesmo que ser a Seg. Social a assumir estes pagamentos? Se assumir só me pagará 80% do valor devido, sendo que é legítimo eu ficar lesada em 20%.

Obrigada pela atenção,
Com os meus cumprimentos,

mamã14

Tempo para criar a página: 0.273 segundos