Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Todas as dúvidas sobre os direitos da parentalidade no código do trabalho podem ser colocadas aqui.

Alteração do local de trabalho após licença de maternidade

Alteração do local de trabalho após licença de maternidadefoi criado por Amormatriz

24 Set. 2011 22:53 - 24 Set. 2011 22:56 #2791
Boa noite

Sou mãe a amamentar e regressei esta semana ao trabalho após a minha segunda licença de maternidade.

Moro em Setúbal e estou a trabalhar numa empresa há quase 5 anos, sendo o meu posto de trabalho a delegação de Setúbal. Desempenhava funções de comercial e desde o meu ingresso na empresa foi-me dado carro para deslocações profissionais. Quando regressei da licença fui deslocada para a delegação de Odivelas, para desempenhar novas funções, mas o privilégio de uso de carro da empresa foi-me retirado. Propus utilizar o meu carro pessoal com a condição de receber contrapartidas financeiras por parte da empresa de modo a cobrir custos de combustível, portagens e desgaste. Esta minha proposta foi-me recusada e apresentadas três alternativa:

1 - Levar o meu carro pessoal com todas as despesas inerentes a serem suportadas por mim;

2 - Partilhar uma viatura da empresa que sai de Setúbal cerca das 7h15 com uma colega, que vai ao Barreiro buscar mais 2 e que chega a Odivelas às 8h30. Esta situação obriga-me a regressar na mesma viatura, que parte da empresa por volta das 18h30, passa pelo Barreiro a deixar as colegas e chega a Setúbal às 19h30.

3 - Chegar a acordo e rescindir contrato.

No que diz respeito ao ponto 1 esta opção tem custos de combustível e de portagens na ordem dos 350 €, ganhando eu 1250 € isto significaria uma diminuição do meu vencimento na ordem dos 28%, o que me é incomportável. De acordo com o Código de trabalho em vigor no Artigo 194.º Transferência de local de trabalho, o ponto 4 diz: "4 — O empregador deve custear as despesas do trabalhador decorrentes do acréscimo dos custos de deslocação e da mudança de residência ou, em caso de transferência temporária, de alojamento." dizendo ainda o ponto 7: "7 — Constitui contra -ordenação grave a violação do disposto nos n.os 1 ou 4, no caso de transferência definitiva, e constitui contra -ordenação leve a violação do disposto no n.º 3."
No que diz respeito à hipótese 2 esta opção não me permite beneficiar do meu direito de usufruir de isenção de horário para amamentar.

No que diz respeito ao ponto 3 é uma escolha pessoal mas que gostaria de utilizar em último recurso. No entanto julgo que mesmo chegando a acordo teria de ter parecer positivo por por parte da comissão de igualdade.

Gostaria da vossa ajuda no sentido de saber se é legal a minha deslocalização com os custos inerentes a serem na íntegra suportados por mim, ou se há alguma hipótese de poder contestar esta minha situação.

Desde já agradeço a vossa ajuda que peço ser tão breve quanto possível.
Ultima edição : 24 Set. 2011 22:56 por Amormatriz.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Alteração do local de trabalho após licença de maternidade

26 Set. 2011 10:58 #2794
Efetivamente, o trabalhador deslocado do seu local "habitual" de trabalho, aquele que consta no contrato, tem direito a ser compensado financeiramente por tal.

A opção 1 não é "legal", uma vez que leva a que haja uma diminuição na sua retribuição e nos benefícios entretanto ganhos.

A opção 2 seria legal se não "interferisse" com a sua atual condição de trabalhadora puérpera, o que está protegido pelo Código do Trabalho.

A opção 3 não deve acontecer por "acordo". Caso o empregador decida que não quer manter a sua situação laboral tal como estava e não houver acordo quanto às condições de prestação de serviço, deve despedi-la por única e exclusiva iniciativa. Apenas assim é que o trabalhador fica com direito a requerer as prestações de desemprego (desemprego involuntário). Como é trabalhadora puérpera não pode ser despedida sem que haja um parecer da "entidade competente na área da igualdade de oportunidades entre homens e mulheres." como diz o artigo 381 do Código do Trabalho.

A nossa sugestão é que contacte de imediato:

1. O (ex)MTSS - Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social pela Linha de Atendimento Telefónico 218 401 012 (dias úteis das 9h00 às 17h00) no sentido de confirmar a "ilegalidade" da situação que expõe, referindo sempre a sua condição de trabalhadora puérpera, claro.

2. A ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho (esclarecimentos presenciais nas Lojas do Cidadão ou pedido de esclarecimento em www.act.gov.pt/%28pt-PT%29/Itens/Contact...Paginas/default.aspx ) no sentido de solicitar um parecer escrito sobre a situação, bem como as disposições legais que impedem que as alternativas em causa sejam sequer "consideráveis" na situação atual de trabalhadora puérpera.
Tempo para criar a página: 0.278 segundos