Skip to main content
Bem-vindo, Visitante

Responder: Recibos verdes e maternidade

Nota: Está a publicar a mensagem como 'Convidado', não poderá editar a mensagem ou apagar
Por favor, Iniciar sessão ou Registar para saltar este passo.

reCaptcha

X

Histórico do tópico: Recibos verdes e maternidade

Max. mostrar os últimas 6 mensagens - (Última mensagem primeiro)

  • Beatriz Madeira
  • Avatar de Beatriz Madeira
14 Mar. 2011 00:08

Uma vez que não tinha qualquer vínculo contratual com a empresa, a não ser uma "prestação de serviços", a empresa pode denunciar esse "contrato de prestação de serviços" a qualquer altura, como deverá estar indicado no próprio contrato.

No entanto, a situação que descreve é chamada de "falsos recibos verdes", uma vez que tinha uma prestação efetiva de trabalho a um empregador que estava a "usar/desfrutar" de uma "situação confortável" ao ter uma trabalhadora que não representava qualquer tipo de "encargo adicional" para as contas da empresa.

Se tinha horário de trabalho, se tinha uma remuneração igual todos os meses, se usava as instalações/equipamento/material do empregador diariamente, então a nossa sugestão é que, face à situação que apresenta, peça à ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho um esclarecimento escrito em portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx no sentido de saber se pode ver a sua situação reconhecida como "trabalhadora efetivo" da empresa, a fim de ver reconhecidos os seus direitos no despedimento de trabalhadora grávida.

  • Pedro Ferreira
  • Avatar de Pedro Ferreira
13 Mar. 2011 10:02

Boa noite Gostaria de um esclarecimento, estava a trabalhar para uma empresa a recibos verdes desde 2008, tinha um contrato de prestação de serviços, no ano passado engravidei, e este ano enquando estava a gozar a licença de maternidade fui informada via telefone que iriam dispensar os meus serviços. É possível agirem desta forma? Agradeço desde já a vossa ajuda.

Tempo para criar a página: 0.312 segundos