Cara Sandra Costa,
As questões de conciliação entre a família e o trabalho são das mais complicadas de resolver. Em todas as entidades que lhe sugerimos em seguida que contacte, deverá expor a situação para perceber de que forma cada uma delas consegue ajudá-la a encontrar soluções para a situação, de forma a poder retomar o trabalho.
Sugerimos, então, que contacte as seguintes entidades:
IPMF - Instituto Português de Mediação Familiar (contactos em
www.ipmediacaofamiliar.org/consultas
). Aqui para saber o que fazer relativamente ao apoio financeiro que o pai dos seus filhos deve dar e como proceder para "exigir" esse apoio.
Segurança Social - Serviço VIA SEGURANÇA SOCIAL pelo número 808 266 266 que funciona todos os dias úteis das 08h00 às 22h00, com o custo de chamada local a partir de rede fixa em Portugal. Quando telefonar tenha consigo o seu número de beneficiária. Aqui para saber se pode actualizar (e como fazer) a situação sócio-económica do agregado familiar para actualizar o Abono de Família e, também, se pode recorrer a outro tipo de apoios, quais e como fazer.
ANJAF - Associacão Nacional para a Accão Familiar (contactos em
anjaf.pt/contactos/
). Aqui para saber que tipo de acção esta instituição tem no sentido de prestar ajuda/apoio em situações como a sua. Pode ser que consigam encaminhá-la para alguma organização/instituição que tenha serviços que lhe seja úteis. Ou que a própria ANJAF tenha programas de apoio específicos para famílias monoparentais.
CITE - Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (contactos em
cite.gov.pt/web/pt/contactos
). Aqui para saber que tipo de apoio lhe podem dar. Explique a situação e pergunte o mesmo que nos perguntou a nós. De certeza que lhe poderão dar mais indicações úteis sobre o que poderá fazer para retomar o seu trabalho "sem dramas" e com a situação, pelo menos, "controlada".
Por último, veja se na sua área de residência existem algumas instituições que prestem apoio em áreas que necessita, como por exemplo, que fiquem com crianças com necessidades especiais ou em horário nocturno, ou qualquer alternativa que lhe seja conveniente. Isto de forma a conseguir organizar a sua "nova" vida e poder retomar o trabalho com os outros "problemas" resolvidos.
Ficamos ao dispor.
A equipa Sabias Que