Skip to main content
Todas as dúvidas sobre os direitos da parentalidade no código do trabalho podem ser colocadas aqui.

filho com autismo

filho com autismofoi criado por pcurisco

16 Set. 2014 07:17 #11959
Bons dias chamo-me paulo e tenho um filho de 4 anos com autismo que entrou agora para o ensino publico que tem horarios mais curtos que o infantario que ele andava, eu posso pedir a minha entidade patronal um horario das 9as 18h para poder-lo ir buscar e levar a escola, e pedir os fins de semana pois a minha esposa tem horario rotativo ao fim de semana? se desse ajudavam me a elaborar uma carta.
obrigado

Respondido por Beatriz Madeira no tópico filho com autismo

22 Set. 2014 16:56 #11997
Cara Paulo, boa tarde.

A resposta é afirmativa, um pai/mãe de criança menor com deficiência ou doença crónica, podem pedir licença para assistência ou flexibilidade horária.

No seu caso, poder-se-ão aplicar os artigos 54, 55, 56 e 57 do Código do Trabalho em vigor (aprovado pela Lei 7/2009 de 12 Fevereiro, com alterações posteriores, que pode consultar em sabiasque.pt/codigo-do-trabalho.html ), dependendo da sua opção.

Quanto à carta, uma texto simples poderá bastar: "Eu, (NOME), trabalhador da (EMPRESA) desde (DATA), venho por este meio solicitar flexibilidade horária por motivos de necessidade de acompanhamento de filho menor com deficiência crónica. Solicita-se que seja considerado o seguinte horário: (DESCREVER O HORÁRIO) de forma a que seja possível levar/buscar a referida criança à escola (NOME DA ESCOLA). Para os devidos efeitos, anexa-se a declaração da escola em causa de forma a fazer prova do horário de funcionamento da mesma.".

Deverá requerer a referida declaração do horário na escola em questão.
Tempo para criar a página: 0.264 segundos