Skip to main content
Bem-vindo, Visitante
Aqui poderá colocar as suas dúvidas e/ou questões sobre salários e retribuições.

Descontos do ordenado

Descontos do ordenado foi criado por Pedro Ferreira

05 Mar. 2022 09:23 #22587
(Pedro) - Bom dia,
Sou trabalhador na caixa de um dos continentes, e embora não tenha pessoalmente tido falta de dinheiro na minha caixa, tem havido muitas ameaças de descontos do Salado quer por possíveis faltas ou caso passe algum produto de forma errada (exemplo, passar 1 pacote de leite em vez de um pack)
Eu gostaria de saber, é realmente legal e possível o empregador decidir descontar do ordenado por tais situações?
Para contexto, trabalho como part-time e recebo o equivalente ao ordenado mínimo.

Obrigado,
Pedro

Respondido por Pedro Ferreira no tópico Descontos do ordenado

05 Mar. 2022 09:23 #22588
(Pedro) - Bom dia,
Sou trabalhador na caixa de um dos continentes, e embora não tenha pessoalmente tido falta de dinheiro na minha caixa, tem havido muitas ameaças de descontos do Salado quer por possíveis faltas ou caso passe algum produto de forma errada (exemplo, passar 1 pacote de leite em vez de um pack)
Eu gostaria de saber, é realmente legal e possível o empregador decidir descontar do ordenado por tais situações?
Para contexto, trabalho como part-time e recebo o equivalente ao ordenado mínimo.

Obrigado,
Pedro

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Descontos do ordenado

14 Mar. 2022 12:39 #22598
Segundo sabemos, o empregador apenas poderá proceder dessa forma caso haja acordo entre as partes, ou seja, se estiver escrito no contrato de trabalho (individual ou coletivo) e se houver um "fundo de caixa" como complemento salarial (subsídio adicional para cobertura de falhas de caixa que sejam retiradas do salário dos trabalhadores). No entanto, uma vez que esta informação pode estar apenas parcialmente correta, sugerimos que consulte a ACT - Autoridade para as Condições no Trabalho pelos contactos que encontra em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html
Tempo para criar a página: 0.282 segundos