Skip to main content
Bem-vindo, Visitante

Responder: Como calcular o salário bruto mensal sabendo o salário bruto anual.

Nota: Está a publicar a mensagem como 'Convidado', não poderá editar a mensagem ou apagar
Por favor, Iniciar sessão ou Registar para saltar este passo.

reCaptcha

X

Histórico do tópico: Como calcular o salário bruto mensal sabendo o salário bruto anual.

Max. mostrar os últimas 6 mensagens - (Última mensagem primeiro)

  • Pedro Ferreira
  • Avatar de Pedro Ferreira
02 Nov. 2020 14:33

A página Como calcular o salário líquido e bruto ( factorialhr.pt/blog/calcular-salario-liquido/ ) [+ download da calculadora em Excel] tem uma explicação bastante detalhada do que são salário líquido e bruto.
O código do trabalho tem vários artigos sobre a retribuição (ver o artigo 258 e seguintes).
O cálculo é mais fácil de fazer no sentido inverso. Se o valor bruto mensal for 789€, o valor bruto anual será 12 x 789€ + 1 x 789€ (Subsídio de Natal) + 1 x 789€ (Subsídio de Férias) = 9 468€

  • posilva
  • Avatar de posilva
31 Out. 2020 13:58

Boa tarde,

Obrigado pela sua resposta.

Pois essas foram as contas que eu fiz mas na realidade o que me foi dito é que o salário bruto mensal seria 789€ depois teria + 1 salário correspondente a retribuição de férias (como não trabalhamos nas férias e são pagas), mais um de subsidio de férias e mais um de subsidio de natal.

A minha questão prende-se com o calculo do salário bruto base que neste caso é inferior ao que eu esperava: 857,14€. Apesar do valor bruto anual ser os 12000€ o salário bruto base é usado para o cálculo de diversas situações e sendo inferior pode mais cedo ou mais tarde prejudicar.

Se tiver alguma legislação que eu possa consultar para efectuar os cálculos agradeço.

Obrigado

  • Pedro Ferreira
  • Avatar de Pedro Ferreira
31 Out. 2020 10:51

Bom dia,
12 000 € brutos por ano são 857,14 € brutos por mês.
O salário bruto anual são 12 meses de salário + 1 subsídio de férias + 1 subsídio de natal.

  • posilva
  • Avatar de posilva
30 Out. 2020 19:59

Boa noite,

gostaria de saber se alguém sabe como se calcula o valor do salário bruto mensal a partir do salário bruto anual.

Fiz um acordo com a empresa que receberia 12 000 euros de salário bruto por ano. Quanto será o meu salário bruto mensal? Podem-me indicar as fórmulas e paginas para legislação por favor.

O contrato que tenho refere um valor bruto mensal diferente do que eu estaria à espera.

Muito obrigado

Tempo para criar a página: 0.261 segundos