Fórum

Espaço aberto à discussão
× Aqui poderá colocar as suas dúvidas e/ou questões sobre salários e retribuições.

Atraso sistemático nos salários

16 Mar. 2020 01:56 - 16 Mar. 2020 02:01 #22006 por Mário Bixo
Atraso sistemático nos saláriosfoi criado por Mário Bixo
Boa noite,

Gostaria de obter um esclarecimento acerca do modelo que a minha empresa usa para pagamento de salários.

Apesar de nunca ter sido informado de tal, desde que iniciei funções há cerca de 2 anos e meio, a minha empresa nunca, repito nunca tratou de pagar os vencimentos no próprio mês.
Para terem ideia, o mês de Fevereiro 2020 foi pago no dia 9 de Março de 2020.
Isto sucedeu-se sempre: pagamentos no dia 2, no dia 6, no dia 8, no dia 4, etc

Posto isto, tenho 2 questões:
1. Por lei, e tratando-se de vencimentos mensais, o mesmo não deveria ser regularizado até ao último dia útil do mês a que se refere? Sei que muita gente fala que devemos receber até ao dia 8, mas acho que estão a confundir com a data limite de pagamento de arrendamentos, certo?

2. Sendo assim, a data limite refere-se à data de emissão do recibo de vencimento ou à data da receção do valor? è que por causa de se tratar de contas de bancos diferentes, tenho ainda a agravante de normalmente apenas receber o dinheiro 1/2 dias depois de receber o recibo.

Obrigado pelo apoio prestado!

Por favor Iniciar sessão ou Criar uma conta para se juntar à conversa.

16 Mar. 2020 12:08 #22009 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Atraso sistemático nos salários
1. Por lei, não existe um prazo, sendo o empregador que o define, mas a ACT diz o seguinte sobre "Quando deve ser paga a retribuição? O crédito retributivo vence-se por períodos certos e iguais, que salvo acordo ou uso diverso, são a semana, a quinzena e o mês de calendário. Deve ser pago em dia útil, durante o período de trabalho e deve estar à disposição do trabalhador na data do vencimento ou em dia útil anterior.". Assim, o empregador é obrigado a definir um dia fixo e a manter-se fiel a esse prazo, seja semanal, quinzenal ou mensal. (Informação recolhida em www.act.gov.pt/(pt-PT)/Itens/Faqs/Paginas/default.aspx , pesquisa por "Temas", em "Retribuição e outras prestações patrimoniais")

2. A data limite refere-se àquela em que o dinheiro deve estar disponível para o trabalhador, que deveria ser igualmente a data em que o recibo de remuneração é assinado.

16 Mar. 2020 12:17 #22010 por Mário Bixo
Respondido por Mário Bixo no tópico Atraso sistemático nos salários
Portanto é justo afirmar que a minha empresa falha em 3 aspetos:
1. Não paga o mês até ao final do mesmo
2. Mesmo não tendo obrigação legal de o fazer, não define um dia fixo para o pagamento dos vencimentos (daí uns meses sermos pagos a 2, outros a 4, outros a 8)
3. Não garante a disponibilidade do vencimento na mesma data da emissão do respetivo recibo

Em que medida posso denunciar o sucedido à ACT?
Podem excusar-se dizendo que o contabilista "sempre fez assim" e que o software de processamento de salários apenas lança os recibos depois do fecho do mês?

16 Mar. 2020 13:00 #22012 por Beatriz Madeira
Respondido por Beatriz Madeira no tópico Atraso sistemático nos salários
Sim, falha nos aspetos que enuncia.

Saiba como e por que vias poderá fazer queixa na ACT - Autoridade para as Condições no trabalho no artigo que encontra em sabiasque.pt/familia/noticias/2352-denun...resentar-queixa.html

Desenvolvido por Kunena
Código do Trabalho

Código do Trabalho

O código do trabalho apresentado nesta página (Lei n.º 7/2009) e artigos anexos está em vigor desde Fevereiro de 2009 e foi atualizado com as alterações introduzidas . Para consultar o...

Comentários Recentes

Alice Machado
1 dia 18 horas

Olá, boa noite. Eu e meu namorado estamos voltando para o Brasil e pretendemos voltar, porém ainda não sabemos quando devi ...

Anónimo
6 dias 17 horas

Boa tarde estou gravida e fiquei de baixa de risco no dia 22 de agosto. Agora não sei como funciona isto do pagamento do sub ...

Carla silva
13 dias

Em 2015 fui diagnosticada com um cancro maligno da tiroide, fiz cirurgia e tratamento, foi-me atribuída uma incapacidade de ...

Alexandre Vieira
14 dias 23 horas

No ponto 6 deste artigo (94) é referido que "não podem ser acumulados os direitos". Isso significa que não posso simultane ...

Jéssica
18 dias 10 horas

Oi meu nome é Jéssica e tenho uma dúvida MT grande eu e meu namorado nunca tivesse relações sexuais com penetração, nu ...