Skip to main content
Utiliza esta área para colocar questões gerais sobre o código do trabalho.

Despedimento ilicito

Despedimento ilicitofoi criado por TiagoPereira

20 Mar. 2013 10:51 #7555
Bom dia,
No inicio de Dezembro 2012 a empresa onde trabalho retirou-me todo o trabalho que tinha em mão.
Ao perguntar á empresa qual o motivo foi-me dito para esperar até ao fim do ano e depois falariam comigo.
Fiquei a aguardar em casa até que me chamassem.
No inicio de Janeiro 2013 retiram o acesso de internet da empresa que tinha em casa, retiraram os acessos aos mapas da empresa, retiraram os acessos aos bancos para conferir os movimentos bancários ( o meu trabalho é como controlador financeiro da empresa) e retiraram o acesso ao meu email pessoal, reencaminhando esse mesmo email para um terceira pessoa.
Este mês recebo uma carta da empresa a dizer que como não compareço na empresa desde o inicio do ano, consideram abandono de trabalho.
Eu considero que existe má fé da empresa e que tudo foi feito para me prejudicar.

Respondido por Beatriz Madeira no tópico Despedimento ilicito

20 Mar. 2013 11:58 - 24 Jun. 2023 20:05 #7556
Caro Tiago Pereira, bom dia.

Pelo que nos apresenta, a situação é motivo de queixa URGENTE no Tribunal de Trabalho da sua área de residência (cujos contactos e morada poderá encontrar em justica.gov.pt/Servicos/Pedir-mediacao-laboral ), uma vez que foi a empresa que o "mandou para casa" e que lhe foi retirando acesso aos meios de realizar o seu trabalho. Se tiver possibilidade e vir que o representante do Ministério Público no Tribunal de Trabalho não é suficientemente célere, ou se achar conveniente/adequado fazê-lo o quanto antes, consulte um advogado particular que o ajude a constituir um processo de resposta ao empregador com a máxima rapidez. Isto porque deverá haver uma resposta escrita URGENTE ao empregador face à falsidade dos argumentos apresentados para o seu despedimento.
Ultima edição : 24 Jun. 2023 20:05 por Pedro Ferreira.
Tempo para criar a página: 0.846 segundos