Cara Ana,
Vamos esclarecer as suas questões pela mesma ordem:
1. Se existe um contrato escrito que diz especificamente que é de "renovação automática", deve haver uma carta igualmente escrita de comunicação de não renovação denúncia de contrato. Caso o contrato não diga nada sobre renovação automática, a duração está definida e termina na data prevista, não havendo necessidade de comunicação escrita pelo empregador.
2. O trabalhador que se encontra em situação de desemprego por caducidade de contrato deve solicitar ao empregador o modelo 5044 da Segurança Social (atenção ao motivo do desemprego: "caducidade de contrato") para requerer as prestações de desemprego. Tem 90 dias para fazê-lo a partir da data do desemprego, sendo que, caso sejam aprovadas as prestações (o subsídio), o trabalhador recebe "retroativos").
3. Todas as contratações dão direito a férias e no caso de contratos até 6 meses, o trabalhador tem direito a 2 dias de férias por cada mês trabalhado, a gozar antes do término do contrato. Quando o trabalhador não goza férias, o empregador tem de pagar as férias não gozadas.
4. Quanto à compensação pelo fim do contrato, no caso de contratos até 6 meses, o trabalhador tem direito a receber 3 dias por cada mês trabalhado.
A nossa sugestão é que:
1º - Faça uma consulta escrita à ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho (pedido de esclarecimento em
portal.act.gov.pt/Pages/Contactos.aspx
) ou por telefone ao (ex)MTSS - Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social pelo nr. 218 401 012 (dias úteis das 9h00 às 17h00) para confirmar os seus direitos (de acordo com as informações que lhe damos em cima).
2º - Depois de obter a confirmação dos seus direitos, faça chegar à empresa uma carta (registada com aviso de receção) a "reivindicá-los", estabelecendo um prazo (data) para que lhe paguem o devido e informando que, em caso de incumprimento, fará uma queixa formal à ACT - Autoridade para as Condições do Trabalho.
3º - Caso não obtenha os resultados pretendidos faça a queixa.
NOTA: guarde cópia de todos os documentos que enviar, incluindo a carta, para a empresa, assim como dos e-mails.