Boa tarde, desde já agradeço a ajuda e tempo dispensados.
Tinha uma dúvida em relação a forma mais correta de proceder.
A situação é a seguinte :
Estou de baixa até dia 16 deste mês, infelizmente foi despedido pela minha entidade a partir deste mesmo dia 10-8, ao fazer o pedido de retomar o subsidio que tenho suspenso (enviado ao iefp depois de perguntar o que fazer a linha telefonica da segurança social) foi-me dito que só posso pedir se não estiver de baixa, pois passo a citar " Em resposta ao e-mail infra, cumpre-nos informar da inviabilidade de dar seguimento ao solicitado, porquanto a inscrição/reinscrição em qualquer Serviço e, no caso concreto, o pedido de subsídio de desemprego, requerer a disponibilidade imediata para o trabalho/formação profissional e a capacidade para o desempenho das funções.".
Isto pode estar correto legalmente não coloco isto em questão, mas o facto de estar doente, não me deveria impedir de pedir o subsidio de desemprego.
Também sei que é permitido estar de baixa no iefp após estar a receber o subsidio. Eu pensei que deveria enviar a baixa ao mesmo tempo que papeis da entidade empregadora ao iefp para comunicar logo de imediato para não haver algum envio de alguma carta ao vão, mas recebi a resposta que coloquei em cima.
Não sei se o meu caso é previsto na lei, mas pelo que percebi neste caso visto a baixa não ultrapassar mais que uma semana devo esperar pela baixa terminar, pedir a retoma do subsidio e depois pedir baixa novamente visto não estar em condições de procura de trabalho, pois não posso ficar sem rendimento algum, e visto estar dentro dos meus direitos não sei exatamente o que devo fazer.
Devo proceder da forma que descrevi, seria o mais correto ?
Ou existe algum procedimento para a minha situação ?
Eu assumi que a inscrição fosse possível mesmo de baixa.
Mais uma vez agradeço o tempo dispensado,
Cumprimentos