Bom dia,
Gostava que me esclarecessem umas dúvidas, se fosse possível.
Fui despedido de uma Empresa no ano passado sob acordo mútuo e fiquei com direito a subsidio de desemprego durante um ano. Passados dois meses de ter sido despedido, aceitei trabalhar numa Empresa completamente diferente da minha área de especialização. Assinei um contrato de meio ano (a termo certo, portanto). Foi uma burrice. Arrependi-me de o ter feito passado um mês, por diversos motivos.
Vou sair da Empresa, seja por demissão, seja por despedimento. Estou disposto a aguentar até ao final do contrato se existir a possibilidade de recuperar o subsidio de desemprego que ficou “congelado” no momento em que vim trabalhar. Sei que, se me despedir, fico sem direito ao mesmo. A minha intenção é vir embora, recuperar o subsidio que me resta congelado, e usá-lo para me manter enquanto procuro outro emprego e aumento a minha graduação num novo mestrado que tenciono tirar. O problema é que a Empresa vai querer renovar comigo. É uma certeza.
O que posso fazer? O que posso alegar ou fazer para que a Empresa decida não me renovar contrato (de modo a que consiga recuperar o subsidio, obviamente) ou, querendo ela renovar, o que posso fazer para que me venha embora e consiga obter o subsidio que tinha?
Sei que posso “negociar”, falando com as chefias, usando o despedimento por inadaptação, indicando os respetivos motivos, nos termos dos artigos 369.º e 376.º do Código do Trabalho, etc. mas é uma situação muito delicada e pessoal, em que não vejo grande margem de abertura da Empresa em fazê-lo (mas ainda não o fiz nem mencionei qualquer vontade da minha parte em ir embora, não vá acontecer mandarem-me mesmo embora antes do contrato terminar).
Não sei se me pode ajudar de alguma forma, mas tenho uma doença crónica, que pode ser comprovada pelo meu neurologista, cujos desencadeadores são falta de descanso (aplica-se na minha profissão), mudanças de horário de descanso, e elevados níveis de stress (aplica-se na minha profissão). Esta doença inibe-me de poder conduzir, inclusive.
Alguma sugestão?
Agradeço imenso qualquer opinião ou esclarecimento que me possam dar.
